Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 368-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


368-1

Cervejeiros artesanais: percursos, recursos e estratégias de empresarialização de si

Autores:
Andrey Felipe Sgorla1
1 PUCRS - Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Resumo:
A pesquisa analisa a construção do mercado de cervejas artesanais no Brasil a partir dos percursos de empresarialização de cervejeiros artesanais, dos valores e representações nos quais a partir de uma estrutura de oportunidades sociais, simbólicas, econômicas e de recursos permitem a transformação de um hobby em uma atividade empresarial. A estratégia metodológica inspirada no trabalho de Lahire por meio de entrevistas em profundidade explorar as diversas esferas da vida de seus entrevistados, e ao reconstruir as trajetórias de vida, retratar a construção do mercado de cervejas artesanais, enfatizando as semelhanças, as diferenças, as diversidades e continuidades, de um processo que esta acontecendo globalmente, mas enraizado nos processos locais. A expansão de microcervejarias nesta década é decorrente de um percurso de empresarialização de cervejeiros artesanais, que transformam um hobby de fazer cerveja em casa, em panelas, em uma nova carreira, reconvertendo suas trajetórias profissionais para a identificação como cervejeiro artesanal, responsável pela abertura de novas microcervejarias, utilizando-se do conhecimento e das habilidades aprendidas e desenvolvidas neste fazer artesanal.