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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 286-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


286-1

Exposições blockbusters e os públicos das artes visuais no Brasil: considerações sobre o consumo cultural e os desafios do contexto nacional

Autores:
Renata Andrade1
1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo:
Nas últimas décadas, as transformações que caracterizam a arte contemporânea têm questionado e redefinindo as formas de produzir, exibir e reagir às artes visuais. Nesse cenário em constante mudança, um modelo de exposição ganha atenção, aparecendo com frequência em várias partes do mundo e registrando números cada vez maiores de visitantes. São exposições temporárias pautadas em conceitos que revisitam aspectos consagrados na história da arte ao mesmo tempo que apresentam elementos novos. Estes eventos têm ocupado cada vez mais espaço nas programações de museus e centros culturais, acompanhado de um público que está sempre em busca de novidades. Desde 2010 as exposições blockbusters levaram o Brasil a ocupar posições de grande destaque em rankings que analisam números de visitantes em todo o mundo. Este resultado está baseado em políticas públicas que incentivam parcerias o estado, empresas e centros culturais, além de outras iniciativas do governo federal, que auxiliam no suporte tanto ao crescimento do setor cultural quanto à sua compreensão no cenário nacional, através de novas pesquisas e órgãos especializados na área. Mas este esforço ainda deixa grandes lacunas que precisam ser abordadas, sendo necessária uma análise mais detalhada sobre os perfis dos visitantes dessas e de outras exposições, considerados dentro da perspectiva de consumo cultural, no sentido em que supera os valores estéticos e se relaciona com o papel da mídia, das redes sociais e de outras variáveis.