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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 234-1

Oral Completa


234-1

Brasília, crítica de arte e imprensa: O Congresso extraordinário da AICA (1959) e as colunas de artes plásticas da grande imprensa.

Autores:
Ribeiro Vasconcelos, M.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
O artigo trata da cobertura pela imprensa do Congresso Extraordinário da AICA(Associação Internacional de Crítica de Arte), que ocorreu em Brasília em setembro de 1959. Organizado pela sessão Brasileira da AICA/ABCA, o congresso teve como tema A nova cidade – síntese das artes, voltando-se para o projeto de Brasília. Os 65 congressistas que vieram para o encontro visitaram Brasília e reuniram-se em seguida em São Paulo e no Rio de Janeiro. O crítico Mario Pedrosa foi o grande idealizador do congresso, angariando o apoio de Sergio Milliet, presidente da associação e Mario Barata, membro da ABCA. A realização do congresso gerou uma grande expectativa tanto para os críticos brasileiros quanto para os estrangeiros. Para muitos brasileiros, Brasília traduzia os esforços para o desenvolvimento do país, sua entrada na modernidade. O presidente Juscelino Kubitschek abriu o congresso em Brasília, referindo à grande missão desenvolvimentista de seu Governo. O congresso seria parte de um esforço de promoção da cidade. Mas a repercussão na imprensa nacional e estrangeira mostrou que os críticos não compartilhavam da mesma posição relativamente ao projeto futurista da cidade. A observação da repercussão do evento nas colunas de crítica de artes plásticas presente em jornais de grande circulação permitem que tais espaços sejam compreendidos mais como um lugar de disputa entre críticos em torno de um projeto do que um espaço de divulgação das artes plásticas para um público amplo.