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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 225-1

Oral Completa


225-1

A trajetória de retorno da Sociologia ao ensino médio em seis estados brasileiros por meio de iniciativas estaduais

Autores:
AZEVEDO, G.C.1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
A aprovação da lei federal nº 11.684/2008 garantiu a presença obrigatória da Sociologia no ensino médio no país. Importante dizer que, entre 1983 e 2007, a disciplina já estava presente em todos os estados brasileiros por meio de iniciativas estaduais. Este trabalho tem como objetivo principal contar a trajetória de institucionalização da Sociologia como disciplina obrigatória em momento anterior à aprovação da lei federal em seis estados brasileiros: Acre, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. A lei nº 11.684/2008 foi muito importante para fortalecer e garantir a presença da Sociologia no ensino médio no Brasil, já que até então a presença da disciplina se dava de maneira frágil e diferenciada e, mesmo com a presença garantida, cabe aos estados decidirem o currículo estadual, a carga horária, e sobre a inclusão da disciplina nos sistemas de avaliação estaduais, por exemplo. A pesquisa, em andamento, inclui revisão da literatura, análise de documentos, e a realização de entrevistas. Os resultados parciais indicam que houve diversidade nas formas de inclusão da disciplina, passando pela ação de atores como Conselhos Estaduais de Educação, Secretarias Estaduais de Educação, Assembleias Legislativas, sindicatos, universidades, dentre outros.