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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 164-1

Oral Completa


164-1

Um estado da arte de dossiês sobre Ensino de sociologia em periódicos acadêmicos

Autores:
Marcelo Cigales1, Antonio Brunetta1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
A produção acadêmica sobre ensino de sociologia se intensificou na última década devido: a) a obrigatoriedade do ensino de sociologia na educação básica brasileira (Lei 11.684 de 2008); b) introdução do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, nas licenciaturas em Ciências Sociais; e, inclusão da sociologia no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Apesar de alguns estudos avançarem na caracterização dessa produção em nível da pós-graduação, constatamos que há uma carência desse tipo de pesquisa quando as fontes se direcionam para a produção sobre dossiês publicados em periódicos acadêmicos/científicos. Por meio de um levantamento realizado via portal de periódicos da CAPES, foi possível localizar 18 dossiês temáticos sobre Ensino de Sociologia. Com o objetivo de analisar o conjunto destes trabalhos, o presente artigo busca: a) descrever e analisar esses trabalhos a partir do viés quantitativo (artigos, resenhas, entrevistas), e qualitativo (revistas, classificação no qualis/capes; IES); b) categorizar as linhas temáticas privilegiadas por essa produção; c) analisar a trajetória acadêmica dos (as) pesquisadores (as) envolvidos. A metodologia ocorreu com base na leitura e análise dos títulos, palavras-chaves e resumos dos 161 trabalhos encontrados, e na análise do Currículo Lattes dos (as) autores (as) envolvidos.