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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 105-1

Oral Completa


105-1

A formação de professores de Sociologia e os Cursos de Especialização no Brasil

Autores:
RAIZER, L1, MOCELIN, D. G.1, PEREIRA, L. H.1
1 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Este estudo apresenta um panorama sobre os Cursos de Pós-graduação Lato sensu – na área de Ensino de Sociologia no Brasil. A qualidade do ensino de Ciências Sociais na escola depende não só da formação inicial, mas também da formação continuada dos professores de Sociologia, e é das especializações que em parte se espera um salto no seu desenvolvimento profissional, dado que é esse o nível de pós-graduação que permite maior acesso aos docentes da educação básica. A partir de um mapeamento da oferta recente de tais cursos e da constatação da ampliação de vagas em Instituições públicas e privadas de Ensino Superior, buscou-se identificar as razões conjunturais da criação desses cursos e as formas de oferecimento, tendo em vista construir uma visão mais abrangente sobre o acesso à formação continuada e à qualificação na área. Os resultados tratam do perfil do professor de Sociologia do ensino médio na realidade brasileira (adequação entre formação e disciplina lecionada), da análise qualitativa dos planos de curso e matriz curricular das especializações, com ênfase na observação de pressupostos epistemológicos e didáticos previstos na legislação; da especificidade da Sociologia; e da relação teoria-prática, tendo em vista compreender o que propõem e como formam os Cursos de Pós-graduação Lato senso oferecidos por Instituições públicas e privadas de Ensino Superior.