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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 102-2

Oral Completa


102-2

Configurações contemporâneas das artes: entre o fragmento e a pertença

Autores:
Lígia Dabul1, Glaucia Villas Bôas2, Maria Lucia Bueno3, Paula Guerra4
1 UFF - Universidade Federal Fluminense, 2 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 3 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, 4 UP - Universidade do Porto, 5 UFC - Universidade Federal do Ceará

Resumo:
As artes impõem-se, cada vez mais, como referentes emblemáticos da contemporaneidade. Diante das tensões engendradas por singulares crises económicas, por conflitos de natureza cultural, étnica e religiosa, dos limites entre fronteiras, das reiteradas diásporas compõem distâncias e aproximações, tem sido a arte quem condensa e acolhe as pluralidades que Appadurai denominou de mundos imaginados. Deste modo, procuramos abordar nesta mesa as configurações contemporâneas das artes tendo em vista a análise e debate crítico das formas, expressões e processos artísticos que caracterizam a contemporaneidade. Assim, e com um olhar nas artes plásticas, na gastronomia, na música popular e na arte pública, pretendemos refletir na importância da re-materialização das artes, apelando para o seu debate contemporâneo em termos de práticas contextualizadas e relacionais. Num entendimento fiel à de relatividade dos campos artísticos, o trabalho artístico é sobremaneira prático e decorre em espaços intersectados pelos planos biográfico dos artistas e da realidade social mais vasta em que se situam. Os lugares de ativação das práticas artísticas são assim domínios privilegiados a partir dos quais se desenvolvem-se novas posturas, consciências e identidades na sociedade contemporânea. São art worlds de expressividades fundamentais, de pertenças identitárias, de formas de enfrentamento do mundo.