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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 79-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


79-1

Negócios sociais enquanto proposta de novos modelos organizacionais híbridos

Autores:
LOPES, L. V.1, MONTEIRO, M. S. A.1
1 DPCT/IG/UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Negócios sociais são modelos organizacionais híbridos que se propõem a mitigar e/ou amenizar a pobreza por meio da produção e comercialização de bens e serviços específicos à populações de baixa renda. Suas formas de atuação ora se aproximam ora se distanciam pontualmente daquelas performadas por empresas, ONGs e governos. Neste trabalho propomos a análise preliminar de dois negócios que atuam respectivamente (i) na reforma de casas localizadas em favelas e (ii) na entrega de alimentos orgânicos produzidos por agricultores familiares. Interessa-nos compreender como estes negócios desenvolvem os produtos/serviços que comercializam e entender seus posicionamentos sobre a distribuição ou não de dividendos entre acionistas. O trabalho consistiu inicialmente de revisão bibliográfica e de etnografias realizadas em eventos relacionados ao tema, bem como congressos acadêmicos e conversas informais com empreendedores sociais. Como arcabouço teórico metodológico nos apoiamos na sociologia econômica proposta por Michel Callon (1998; 2007) e Donald MacKenzie (2006). Nesse sentido, nos será importante o conceito de performatividade econômica, segundo o qual modelos econômicos e a 'economia real' se influenciam mutuamente, em uma co-performace que se propõe a observar as trocas mas que também as influencia incisivamente. Como conclusões preliminares, temos que negócios sociais parecem questionar alguns destes pressupostos fundamentais às teorias e práticas econômicas.