Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 71-1

Poster (Painel)


71-1

A Institucionalização da Questão Ambiental na Escola: um estudo sobre imaginário coletivo e a formação da noção de sustentabilidade no contexto escolar

Autores:
LEEUVEN, Leonardo1
1 UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo:
A noção de sustentabilidade, desde a produção do Relatório de Brundtland, vem sofrendo as mais diversas apropriações. Algumas instituições, na medida em que se torna necessária a vinculação de um comprometimento frente às problemáticas ambientais, acabam institucionalizando algumas formas de agir de forma sustentável. Essas, ocupam um espaço importante no imaginário coletivo, de maneira que institucionalizam práticas que irão ocupar um espaço privilegiado nesse imaginário. Com isso, este trabalho se comprometeu a analisar – através de um estudo de caso – em como o discurso ambiental, no contexto escolar, vem sendo representado através de uma perspectiva tecno-material. Para isso, foram estudadas algumas imagens publicadas por esse contexto, somada à aplicação de duas entrevistas. Esse cenário foi explorado com as contribuições de Castoriadis e Maffesoli sobre imaginário coletivo, e também a partir do que Henri Acselrad chama de matrizes do discurso sustentável urbano. Essa análise nos permitiu perceber que os discursos aparecem de diferentes formas. Mesmo assim, é notável que uma delas, em especial, acaba sendo privilegiada no sentido de compor a imagem da instituição. Palavras-chave: Sustentabilidade; Imaginário Coletivo; Discurso Sustentável; Instituição Escola.