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18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 44-1

Oral Curta (5 mim) - Somente GT


44-1

O jardim dos caminhos que se bifurcam: no labirinto dos memoriais acadêmicos de antropólogos e historiadores (UNICAMP, 2000-2013).

Autores:
Wilton C. L. Silva1
1 UNESP - ASSIS - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
Nos propomos a discutir algumas particularidades de um material arquivístico que tem tanto uma dimensão burocrática quanto subjetiva, o memorial acadêmico, o relato crítico da trajetória cultural e intelectual de um docente universitário, exigido em concurso públicos de progressão de carreira e que ao mesmo tempo em que representa a memória individual de uma carreira profissional também faz parte da memória institucional do ensino superior no país. Nosso objeto de análise são os memoriais acadêmicos dos professores aprovados em concursos de livre-docência e de titularidade nos Departamentos de História e de Antropologia na UNICAMP, entre 2000 e 2013, e que possibilitariam a identificação possíveis giros narrativos e a problematização de processos de construção social da memória, tendo como referenciais a ego-história e a auto-etnografia, mas também discutir a forma como a instituição guarda sua memória e os desafios encontrados na pesquisa dessa documentação. Tal tipo de escrita autorreflexiva, mesmo delimitada pelas determinações burocráticas dos editais que buscam a homogeneização, a racionalização e a formatação da narrativa autobiográfica, se traduz em rico material para uma investigação qualitativa capaz de oferecer bases para reflexões sobre a profissão docente, os relacionamentos intragrupo (com os pares), as relações intergrupos, envolvendo o diálogo com instâncias administrativas educacionais e com os alunos em sala de aula, entre outros aspectos.