Imprimir Resumo


18º Congresso Brasileiro de Sociologia
Resumo: 15-1

Poster (Painel)


15-1

Estruturas das Desigualdades Educacionais em Escolas Publicas

Autores:
DAMASCENO, W. A.1
1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo:
A pesquisa é uma análise quantitativa dos desempenhos escolares 5 e 9 séries a partir de microdados de avaliação pública de ensino realizada pelo Sistema Mineiro de Avaliação Educacional ⁄SIMAVE. A pesquisa teve por base todas as escolas públicas do município de Barbacena−MG no período de 2011 a 2014. O objetivo principal da pesquisa foi o de buscar relações entre padrões estruturais das escolas e o desempenho aferido ao longo dos anos.Padrões que se relacionam a desigualdades dentro das turmas, entre as turmas, arranjos entre as escolas, séries e a rede de ensino −municipal e estadual. A pesquisa encontrou mudanças de desempenho significativos relacionados alterações de fluxo, quando as redes redividiram o quantitativo das séries ofertadas. O conceitual teórico que conduz e dá sentido à pesquisa tem como fundamento abordagens como de Bernard Lahire, Stephen Morgan, Bernard Charlot e Michael Young em que o sistema escolar, a forma de organização do ensino, é o foco da compreensão dos resultados educacionais mais do que determinismos das condições sociais sobre o desempenho. A pesquisa tem como objeto as características estruturais da desigualdade educacional operacionalizadas e medidas através de aspectos quantitativos relacionados a distribuição de resultados educacionais. Tais como curtose, assimetria, além dos arranjos organizacionais escolares. A pesquisa foi realizada na condição de bolsista da Capes e teve como orientador o professor José Alcides Figueiredo.