PROPOSTA DE UM PORTAL WEB DE CONHECIMENTO MARCADO SEMANTICAMENTE PARA AUXÍLIO A PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA TUBERCULOSE
RICARDO ROBERTO DE LIMA 1, FRANCISCO BARBOSA JUNIOR1, FELIPE CARVALHO PELLISON1, VINICIUS COSTA LIMA1, VINICIUS TOHORU YOSHIURA1, NATHALIA YUKIE CREPALDI1, LÍDIA MARIA LOURENÇÖN RODRIGUES1, LUIZ RICARDO ALBANO DOS SANTOS1, RUI PEDRO CHARTERS LOPES RIJO1, DOMINGOS ALVES1
1. PPGIB-USP - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Bioengenharia, Universidade de São Paulo, São Carlos, Brasil., 2. FMRP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo., 3. ESTG IPLEIRIA - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Leiria.
luiz.proffi@gmail.com

Segundo o relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado em 2017, a tuberculose (TB) é a nona causa de morte no mundo e a principal causa de morte por doenças infectocontagiosas. O Brasil está presente entre os 20 primeiros no ranking, com uma incidência de 87 mil casos em 2016. Para auxiliar gestores e profissionais de saúde a promoverem melhorias e aperfeiçoarem a assistência à saúde, a tecnologia da informação torna-se uma importante aliada na criação de estratégias e ferramentas que auxiliem no gerenciamento e aplicação de políticas públicas locais e globais, recomendadas pela OMS, no controle de pacientes com TB. Este trabalho propõe a utilização de um portal web público, com conhecimento semântico sobre a TB, combinando diversas fontes de dados heterogêneas. A condução deste trabalho envolve a pesquisa das tecnologias envolvidas na utilização da Web Semântica, que viabiliza a estruturação do portal semanticamente; o desenvolvimento do portal utilizando o sistema gerenciador de conteúdo DRUPAL; a utilização de um framework que se conecta ao um conjunto de bancos de dados distintos que fornecem dados de repositório de TB; a aplicação do conhecimento semântico aos dados.  A novidade e diferencial como resultado deste portal, relacionado a outros portais de TB no Brasil, é o uso de dados semanticamente marcados que possibilitarão o entendimento estruturado e padronizado do conhecimento de dados e indicadores de TB no cenário brasileiro, tanto por seres humanos quanto por computadores. Este é um modelo portal web de conteúdo que, sob a perspectiva do usuário, entregará informações sobre TB exatas e adequadas às suas buscas, reduzindo a necessidade de filtragem de conteúdo pelo próprio usuário. Para computadores, torna-se possível a extração de informações relevantes do conteúdo do portal, possibilitando a reutilização e troca de informações através de uma interface amigável à máquina. Em um trabalho futuro, pretende-se avaliar a efetividade do portal quanto à entrega de dados e conhecimento ao usuário e a reutilização de dados por computadores através das estruturas semânticas do portal.



Palavras-chaves:  Informática Médica, Sistemas de Informação em Saúde, Tuberculose, Web Semântica