AVALIAÇÃO CLÍNICA DE INDIVÍDUOS ACIMA DE 60 COM FEBRE DE CHIKUNGUNYA: UMA SÉRIE DE CASOS
JOSUÉ NEVES SOBRINHO2, BRUNA MOTA2, JOSÉ HAROLDO MATOS2, ANA CECILIA RIBEIRO CRUZ2, ANA YECÊ PINTO2, FRANCISCO LUZIO DE PÁDUA RAMOS2, TÂNIA S S CHAVES 2
1. IEC - INSTITUTO EVANDRO CHAGAS, 2. UEPA - Universidade do Estado do Pará, 3. (FAMED/UFPA) - Faculdade de Medicina/Universidade Federal do Pará (FAMED/UFPA), 4. CESUPA - Centro de Estudos Superiores do Pará, 5. (FIOTEC) - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec)
josueneves.jn@gmail.com

Introdução : A febre chikungunya é uma doença causada pelo vírus chikungunya (CHIKV), pertencente ao gênero Alphavirus e à família Togaviridae . A transmissão ocorre através da picada dos mosquitos Aedes . Os sintomas característicos da doença incluem febre alta, exantema e artralgia. Objetivos : Descrever os aspectos clínicos dos casos de febre chikungunya em indivíduos acima de 60 anos, atendidos no Serviço de Atendimento Médico Unificado (SOAMU) do Instituto Evandro Chagas (IEC), no período: de setembro/ 2016 -03/2017. Desenho do estudo : Estudo de análise descritiva e retrospectiva. Método : O estudo foi realizado no SOAMU/IEC, com a participação do Serviço de Epidemiologia (SEVEP). Foram analisados todos os casos notificados e confirmados para febre de Chikungunya, presentes banco Sinan Dengue/Chikungunya online . Resultados principais : Foram notificados 299 casos suspeitos de Chikungunya, destes, 144 foram confirmados. Treze dos casos confirmados eram maiores que 60 anos, 53,9% do sexo masculino, com média de idade de 72 anos. Do total, 100% apresentava febre, 84,6% artralgia e 53,8% queixava de mialgia e cefaleia. Três desses pacientes tinham comorbidades ( p. ex . Diabetes mellitus , HAS, Doenças hematológicas, entre outras) todos queixavam-se de febre, mialgia, cefaleia e artralgia. É importante ressaltar que os três idosos com comorbidades apresentavam importante edema de membros inferiores e importante linfadenomegalia. Discussão : Nesta série de casos, o exantema foi clinicamente pouco observado. É necessário atenção redobrada na investigação de síndrome febril nesta população, por ser considerada de risco para formas graves e formas atípicas da doença. A investigação oportuna da febre de Chikungunya nesses indivíduos, é fundamental para redução da morbimortalidade. Conclusão : Os profissionais de saúde que lidam com assistência devem estar alertas para as arboviroses nesta faixa etária, em razão da senescência imunológica contribuir para apresentação das formas graves, atípicas, e não raro, com êxito letal nesses indivíduos.



Palavras-chaves:  Arbovirose, Febre de chikungunya, senescência imunológica