PROPOSTA DE ASSISTENTE VIRTUAL APLICADO AO TRATAMENTO DA TB
BÁRBARA FERREIRA DA SILVA SOUZA MONEDEIRO 1, LÍDIA MARIA LOURENÇÖN RODRIGUES1, LUIZ RICARDO ALBANO DOS SANTOS1, NATHALIA YUKIE CREPALDI1, LÍVIA MARIA PALA ANSELMO1, VALDES ROBERTO BOLLELA1, RUI PEDRO CHARTERS LOPES RIJO1, ANTONIO RUFFINO­-NETTO1, DOMINGOS  ALVES1
1. FMRP - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil, 2. IPL - Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal
bmonedeiro@gmail.com

A tuberculose (TB) é um grave problema de saúde no Brasil e no mundo, afetando principalmente os países em desenvolvimento. A cura da TB está condicionada à toma correta da medicação, que pode variar de 6 meses a 2 anos, dependendo da cepa hospedeira. Nos últimos anos, surgiram iniciativas de sistemas voltados ao tratamento diretamente observado via vídeo para que o acompanhamento do paciente seja feito através de celular ao invés da abordagem tradicional de acompanhamento, que apresenta custos bastante elevados. Um problema dessas novas abordagens é que, apesar de ser um acompanhamento melhor que o autoadministrado, ele ainda perde em qualidade para o diretamente observado, devido ao acompanhamento e o feedback diário sobre a sua saúde que o paciente recebe. O objetivo deste trabalho é descrever uma proposta de assistente virtual através de smartphone, que permita o monitoramento remoto do paciente, aumente o engajamento e as chances de sucesso do tratamento e facilite o acesso e a disseminação de informações aos pacientes sobre sua condição de saúde. Ainda há a possibilidade de disponibilizar, em diversos tipos de dispositivos, uma interface de comunicação acessível de forma intuitiva, que permita aos profissionais de saúde acompanhar e responder aos seus pacientes. O assistente virtual e o aplicativo móvel serão interoperáveis e possibilitarão o gerenciamento da plataforma de maneira centralizada. A inteligência artificial responsável por identificar e retornar o contexto das consultas será feita através do Microsoft LUIS, que processará os dados toda vez que uma nova pergunta for feita. Finalmente, um diagrama de interação dessas partes e um teste de validação interna foram realizados, provando ser viável a criação de um assistente virtual com as características descritas. Uma análise operacional permitirá avaliar se o sistema aumenta a resolubilidade do tratamento proposto, o que orientará sua implementação no tratamento da tuberculose 



Palavras-chaves:  Informática Médica, Sistemas de Informação em Saúde, Tuberculose