CARACTERIZAÇÃO DOS ÓBITOS POR ACIDENTES DE TRÂNSITO E TRANSPORTE NA I REGIÃO DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO ENTRE 2012 E 2016.
FRANCISCO JAIME RODRIGUES DE LIMA FILHO 1, CELIVANE CAVALCANTI BARBOSA1, ÉRIKA PATRÍCIA SANTOS SILVA1, ROSSANA DE ARAÚJO BARBOZA1, MARIA ISABELLE BARBOSA DA SILVA BRITO1
1. IAM - FIOCRUZ/PE - Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE, 2. I GERES/SES-PE - I Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Pernambuco
franciscojaime8@gmail.com

No Brasil e no mundo os acidentes de trânsito tem se configurado como um dos principais problemas de saúde pública. No geral são evitáveis e quando ocorrem acarretam em prejuízos para os envolvidos, como o surgimento de sequelas e de maneira mais grave, os óbitos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo descrever as características sociodemográficas dos óbitos por acidentes de trânsito e transporte terrestres ocorridos na I Região de Saúde do Pernambuco. Trata-se de um estudo transversal, observacional, com caráter descritivo. Os dados foram secundários obtidos no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), através do TABNET Pernambuco. Utilizaram-se os códigos V01 a V89 do Código Internacional de Doenças (CID-10), além disso, também se consideraram as variáveis: sexo, faixa etária e raça-cor. O recorte temporal considerado foi de 2012 a 2016. Os dados foram tratados no software Excel for Windows . Com relação às principais causas de óbito, verificam-se: V29 - Motociclista traumatizado em outros acidentes de transporte e em acidentes de transporte não especificados (26%); V09 - Pedestre traumatizado em outros acidentes de transporte e em acidentes de transporte não especificados (17,8%) e V89 - Acidente com um veículo a motor ou não-motorizado, tipo(s) de veículo(s) não especificado(s) (11,4%). Com relação ao sexo, o masculino destacou-se, representando 82,1% dos casos no período analisado. No que concerne à faixa etária, verificou-se predominância dos óbitos entre os 20-29 anos (23,5%), 30-39 anos (18,9%), 40-49 anos (15,6%) e dos 50-59 anos (12%). No tocante a raça-cor, percebeu-se que a parda ganhou destaque, detendo 78,7% de todos os casos, seguida da cor branca, com 17,3%. Observa-se que os casos de óbitos por acidentes de trânsito estão ligados ao uso de motocicletas, atingindo em maior escala indivíduos jovens e adultos, que representam parcela significante da população economicamente ativa. O sexo masculino projetou-se nos índices relacionados a esse agravo, estando essa informação em consonância com outros achados da literatura. Verifica-se a necessidade de conhecer o perfil epidemiológico associado a esse agravo por parte dos gestores públicos, no intuito de garantir a tomada de decisão consciente e acertada, desenvolvimento de políticas públicas que minimizem os danos causados pelo agravo, assim como, possibilitar melhorias na qualidade de vida da população.



Palavras-chaves:  Acidentes, Acidentes de Trânsito , Causas de Morte, Mortalidade, Transportes