CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIAS E MATERIAIS EDUCATIVOS UTILIZADOS NA VIGILÂNCIA DAS LEISHMANISES E NA PROMOÇÃO DA SAÚDE, EM ESCOLAS E COMUNIDADES EM ÁREAS COM TRANSMISSÃO DE LEISHMANIOSES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL
WAGNER ALEXANDRE COSTA 1, MARGARETE MARTINS DOS SANTOS AFONSO1, SIMONE MIRANDA DA COSTA1, ANTONIO LUIS FERREIRA DE SANTANA1, JOÃO SOUZA DE OLIVEIRA1, TANIA ARAUJO-JORGE1, ELIZABETH FERREIRA RANGEL1
1. IOC/FIOCRUZ - Instituto Oswaldo Cruz /FIOCRUZ, 2. CFMA - Campus FIOCRUZ Mata Atlântica
wagnerac_1@hotmail.com

As leishmanioses são doenças negligenciadas, que prevalecem em condições de pobreza, contribuindo para a manutenção do quadro de desigualdades sociais, onde o Brasil é considerado o país de maior prevalência destes agravos nas Américas. Os Manuais de Vigilância e Controle das Leishmanioses do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americada de Saúdepreconizam como medida de controle vetorial, atividades de educação em saúde, no sentido de trabalhar a promoção da saúde e prevenção contra os processos locais de produção das Leishmanioses. Neste sentido o Laboratório de Referência Nacional em Vigilância Entomológica, Taxonomia e Ecologia de Vetores das Leishmanioses desenvolve metodologias educativas na prevenção das leishmanioses, desde 2006. Em escolas públicas do ensino fundamental, localizadas em áreas de transmissão de leishmaniose tegumentar e visceral, foram realizadas oficinas com atividades lúdicas e palestras tendo como público alvo educadores e alunos, buscando a articulação da teoria e prática na construção do conhecimento. Também foi elaborado um guia ilustrado de proteção coletiva com uso de tecnologia social de baixo custo, além de folhetos ilustrativos. Nas práticas educativas percebeu-se o interesse dos professores, e alunos, durante as sensibilizações através de discussões, onde foram estimulados a sintetizar o conhecimento adquirido na construção de “nuvens de palavras”, e desenhos. Os professores foram convidados a produzir um mural temático para exposição na escola. A interação dos alunos com os instrutores ocorreu por meio de perguntas diversas sobre o tema e participação nas atividades lúdicas, e os professores responderam o questionário de avaliação final. O guia é um produto replicáveis para transferência dos conhecimentos contendo soluções participativas. As oficinas, o guia ilustrado com uso de tecnologia social e folhetos, podem contribuir para o enfrentamento das Leishmanioses, como ferramentas para a promoção da saúde, dirigidas as ações de vigilância e controle destes agravos no âmbito do Sistema Único de Saúde.



Palavras-chaves:  Leishmanioses, Educação e Saúde, Tecnologia Social, Promoção da Saúde, Vigilância em Saúde