EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA VOLTADA PARA JOVENS E ADOLESCENTES SOBRE A PREVENÇÃO DO HIV/AIDS: REVISÃO INTEGRATIVA
DÉBORA MARIA DA SILVA XAVIER 1, DAYANA CECÍLIA DE BRITO MARINHO1, ISABELA LEMOS DA SILVA1, MARCELLA ADRIANA CANÊJO LUNA DA SILVA1, MARCIELLE DOS SANTOS SANTANA1, RAQUEL DA SILVA CAVALCANTE1, AMANDA REGINA DA SILVA GÓIS1
1. UFPE - CAV - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico de Vitória
DEBXAVIER@HOTMAIL.COM

A juventude e a adolescência são momentos de descobertas e vulnerabilidade, e segundo o Ministério da saúde o jovem e o adolescente estão entre os grupos mais vulneráveis a adquirir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), destacando entre elas o vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV). Diante disto, objetivou-se identificar os aspectos das práticas de Educação em Saúde voltadas para jovens e adolescentes sobre o HIV/Aids na Escola. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, cuja questão norteadora proposta refere-se à quais são as principais características da produção cientifica relacionada as Educação em Saúde para jovens e adolescentes sobre a prevenção do HIV/Aids, no período compreendido entre 2006 e 2013? Capturou-se os dados através da plataforma BVS a partir dos seguintes descritores em ciências da saúde e respectivos cruzamentos: Educação em Saúde (AND) Jovens (OR) Adolescentes (AND) Escolar (AND) HIV (OR) Aids. Os critérios de inclusão estabelecidos foram tratar-se de artigos disponíveis em português, inglês ou espanhol que se enquadrassem no período de 2006-2013. Obteve-se uma amostra de 10 artigos, estando 2 destes repetidos. Assim, restaram 8 artigos, dos quais apenas 6 atenderam aos critérios de inclusão, dos quais 1 foi encontrado somente na base de dados LILACS, 4 na SCIELO e 1 na BIREME. Os estudos incluídos neste trabalho evidenciaram que entre os locais de realização da pesquisa o Brasil foi o cenário predominante, com representação também em nível mundial, evidenciando o fato de que a Educação em Saúde voltada para esse grupo etário sobre HIV/Aids e demais IST’s na escola são uma prerrogativa mundial na perspectiva da epidemia global da Aids. Elenca-se nos estudos diversos instrumentos de Educação em Saúde voltados para essa população em ambiente escolar, entre eles o uso de rodas de conversa, círculos de cultura, reuniões de grupos focais e palestras interativas. Destaca-se também o uso de recursos da internet como espaço de discussão. Este estudo demonstrou que existem no decorrer do desenvolvimento do conceito teórico da Educação em Saúde uma perspectiva fundamentada na capacidade reflexiva na tomada de decisão e outra na mudança de atitude em detrimento da agregação de conhecimento e informação como intervenção unilateral. Considera-se que mesmo os estudos incluídos nesta pesquisa referenciam em algum momento apenas a dimensão teórica de ações, não propondo a construção mutua do processo de ensino-aprendizagem.



Palavras-chaves:  AIDS, Enfermagem, Educação em Saúde, HIV, Saúde do Adolescente