DESCRIÇÃO DE DOSES DISTRIBUÍDAS DA VACINA FEBRE AMARELA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE E DOSES REGISTRADAS NO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÕES, NO ANO DE 2017, BRASIL.
CRISTIANE PEREIRA DE BARROS 1, CARLA MAGDA ALLAN SANTOS DOMINGUES1, FLÁVIA CASELLI PACHECO1, FRANCIELI FONTANA SUTILE TARDETTI FANTINATO FRANCIELI FONTANA SUTILE TARDETTI FANTINATO11, ERIK VAZ DA SILVA LEOCÁDIO1, DEBORAH SICCHIEROLLI MORAES1
1. MS - Ministério da Saúde - Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações
cristiane.barros@saude.gov.br

Introdução: A febre amarela é uma doença grave com letalidade que varia entre 20% a 50%. É uma doença reemergente, prioridade em saúde pública no Brasil e em 13 países das Américas que são consideradas áreas endêmicas.  A vacina febre amarela (VFA) está indicada para residentes ou viajantes às áreas com recomendação de vacinação (ACRV) e contenção de surto, sendo distribuída mensalmente em todo o território nacional. Atualmente, as ACRV são 4.266 municípios, sendo todos os municípios das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste; os municípios do Maranhão e Bahia e alguns municípios dos estados do Piauí (57), Paraná (363), Santa Catarina (162) e Rio Grande do Sul (463), Sergipe (1) e Alagoas (1).  No ano de 2017 foi registrado o maior surto da história recente de febre amarela com concentração de casos na região Sudeste do país o que demandou robusta vacinação na referida região. Objetivos: Descrever as doses da vacina febre amarela (VFA) distribuídas pelo Ministério da Saúde (MS) e as doses registradas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).   Material e Métodos: Foi realizado um estudo descritivo, considerando as doses distribuídas da vacina pelo MS e as doses registradas no SI-PNI, nas cinco regiões do país, no ano de 2017. Resultados: Em 2017 foram enviadas pelo MS, 45.022.635 de doses da VFA às regiões do país, sendo: 2,4 milhões para região Norte; 4,9 milhões, Nordeste; 33 milhões, Sudeste; 2,5 milhões, Sul e 2,1 milhões, Centro-Oeste. Foram registrados no sistema de informação, o quantitativo de 22.888.448(50,8%) de doses da VFA.  Em relação às doses distribuídas pelo MS houve um percentual de aproveitamento destas de, 52,7%, 49,9%, 48,1%, 45,3% e 40,7 nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sul, respectivamente. Discussão: A vacinação contra febre amarela no país é uma estratégia eficaz para proteger os indivíduos contra a doença. Observou-se um quantitativo maior de doses distribuídas pelo MS em relação às doses registradas no SIPNI.  Recomenda-se intensificar o monitoramento e avaliação da vacina disponibilizada, no intuito de otimizar o uso e identificar os possíveis motivos de perdas do imunobiológico.



Palavras-chaves:  doses distribuídas, doses registradas, vacina febre amarela