A UTILIZAÇÃO DO TEATRO PELOS AGENTES DE COMBATE DE ENDEMIAS DE PINHAIS, PARANÁ, BRASIL, COMO FORMA LÚDICA DE LEVANTAR OS PROBLEMAS E SOLUÇÕES PARA COMBATER O AEDES AEGYPTI. |
A educação em saúde hoje nos permite trabalhar com diferentes ferramentas de comunicação com a população. O teatro tem todas as potencialidades para ser encarado como um veículo de conceitos científicos, técnicos, no qual a aprendizagem é feita de uma forma simples, lúdica e agradável. Ainda, se levado às escolas, possibilita o desenvolvimento pessoal, ampliando o desenvolvimento do espírito crítico e o exercício da cidadania. O objetivo deste trabalho foi à divulgação e a problematização dos cuidados que a população precisa ter para evitar que o Aedes se prolifere. Os agentes de combate de endemias do município de Pinhais, Paraná, Brasil propuseram então um teatro como método eficiente para divulgar as ações de controle e prevenção do Aedes . O grupo de teatro foi composto pelos 10 agentes de combates de endemias do município. A primeira etapa foi para pesquisa, discussão e elaboração do texto, onde os ACE´s expressaram suas idéias de como o tema poderia ser tratado de forma lúdica, pensando nos diálogos, personagens, figurinos e cenário. A segunda etapa foi à construção do cenário e figurinos. O cenário produzido foi móvel, permitindo assim que fosse levado para qualquer localidade, inclusive ambiente público. A peça “Todos contra o Aedes” narra à história de três crianças que brincavam próximos a suas casas que estavam sempre cheias de entulhos de recicladores e moradores locais. Após dias de chuva as crianças retornam para brincar e uma delas acaba sendo picada pelo Aedes aegypti e adoece. Durante o contexto a presença dos ACE´s e agentes de saúde orientando a população local não traz resultados e a conscientização da população só vem quando a criança é internada. No final da peça, a narradora traz o problema ao público, relatando que o descaso e a falta de cuidado nos ambientes propícios a proliferação do vetor traz uma série de problemas, mostrando que a responsabilidade para o combate é individual e para o bem do coletivo. Foi evidente que a arte do teatro científico ajudou na conscientização da população e foi uma ferramenta eficaz para transmissão de conhecimento, pois levou os conteúdos de uma forma mais contextualizada para os diversos expectadores. Esta modalidade de divulgação lúdica permitiu que alunos e a população em geral se tornem mais envolvidos com o problema e consequentemente tornam-se mais cautelosos, repercutindo assim a seriedade deste problema entre amigos e família, podendo repensar assim suas ações diretas ao meio ambiente. |