PARASITOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: MODELOS DIDÁTICOS APLICADOS EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE TERESINA, PIAUÍ |
Os parasitos intestinais são usualmente detectados em populações com precárias condições sanitárias e de higiene, acomete principalmente crianças em idade escolar. Destes parasitos, os geo-helmintos são bastante frequentes em áreas rurais, devido o contato direto com o solo, plantio e criação de animais. Além disso, a morbidade ocasionada pelos sintomas das parasitoses intestinais se configura em problema de saúde pública. O ensino de Parasitologia, no âmbito das escolas rurais, é uma alternativa extremamente necessária na tentativa de amenizar as problemáticas relacionadas a essas doenças. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou desenvolver modelos didáticos sobre a temática ‘Parasitologia’, com ênfase nos geo-helmintos, em uma Escola Família Agrícola, no município de Teresina, Piauí. A pesquisa teve uma abordagem qualiquantitativa, na qual se investigou, por meio de um questionário semiestruturado, o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em questão. Em seguida, realizou-se uma aula expositiva sobre conceitos, causas, sintomas e métodos preventivos. Nesse momento, realizou-se atividade prática lúdica para o desenvolvimento de modelagem com massa de biscuit, sobre o ciclo de vida dos geo-helmintos. Após, houve apresentação dos materiais produzidos, roda de conversa e aplicou-se um pós questionário investigando a compreensão dos alunos sobre a importância do estudo das parasitoses intestinais. O público abordado era composto de 11 educandos com faixa etária entre 16 e 23 anos, provenientes de diversas comunidades rurais de Teresina e do município Miguel Alves, Piauí. Foi observado que o conhecimento empírico dos educandos sobre parasitoses intestinais era pouco e desconexo. Os modelos didáticos utilizados correlacionaram o assunto da aula expositiva à prática, além de ter proporcionado melhor concentração e instigado à criatividade na organização dos materiais utilizados na modelagem, para cada conteúdo. Além disso, estimulou a memorização aproximando as informações ao cotidiano dos educandos. Observou-se que compreenderam sobre a importância de saber e divulgar as informações sobre parasitoses. Nesse sentido, a inclusão de diferentes modelos didáticos para abordar o tema Parasitologia contribuiu na promoção de uma educação que favoreça os hábitos simples de higiene, identificação e prevenção das doenças parasitárias, de forma que incentivou a busca por melhorias em saúde para a família e comunidade. |