PARASITOLOGIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: MODELOS DIDÁTICOS APLICADOS EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE TERESINA, PIAUÍ
ANTONIA LUCILENE DOS SANTOS DOURADO3, POLYANNA ARAÚJO ALVES BACELAR 3, JÉSSICA PEREIRA DOS SANTOS3, JUCIANE VAZ RÊGO3
1. PGMT IOC/FIOCRUZ RJ - Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Fundação Oswaldo Cruz, 2. FIOCRUZ PI - Escritório Regional da Fundação Oswaldo Cruz, Piauí, 3. UFPI - Universidade Federal do Piauí
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Os parasitos intestinais são usualmente detectados em populações com precárias condições sanitárias e de higiene, acomete principalmente crianças em idade escolar. Destes parasitos, os geo-helmintos são bastante frequentes em áreas rurais, devido o contato direto com o solo, plantio e criação de animais. Além disso, a morbidade ocasionada pelos sintomas das parasitoses intestinais se configura em problema de saúde pública. O ensino de Parasitologia, no âmbito das escolas rurais, é uma alternativa extremamente necessária na tentativa de amenizar as problemáticas relacionadas a essas doenças. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou desenvolver modelos didáticos sobre a temática ‘Parasitologia’, com ênfase nos geo-helmintos, em uma Escola Família Agrícola, no município de Teresina, Piauí. A pesquisa teve uma abordagem qualiquantitativa, na qual se investigou, por meio de um questionário semiestruturado, o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em questão. Em seguida, realizou-se uma aula expositiva sobre conceitos, causas, sintomas e métodos preventivos. Nesse momento, realizou-se atividade prática lúdica para o desenvolvimento de modelagem com massa de biscuit, sobre o ciclo de vida dos geo-helmintos. Após, houve apresentação dos materiais produzidos, roda de conversa e aplicou-se um pós questionário investigando a compreensão dos alunos sobre a importância do estudo das parasitoses intestinais. O público abordado era composto de 11 educandos com faixa etária entre 16 e 23 anos, provenientes de diversas comunidades rurais de Teresina e do município Miguel Alves, Piauí. Foi observado que o conhecimento empírico dos educandos sobre parasitoses intestinais era pouco e desconexo. Os modelos didáticos utilizados correlacionaram o assunto da aula expositiva à prática, além de ter proporcionado melhor concentração e instigado à criatividade na organização dos materiais utilizados na modelagem, para cada conteúdo. Além disso, estimulou a memorização aproximando as informações ao cotidiano dos educandos. Observou-se que compreenderam sobre a importância de saber e divulgar as informações sobre parasitoses. Nesse sentido, a inclusão de diferentes modelos didáticos para abordar o tema Parasitologia contribuiu na promoção de uma educação que favoreça os hábitos simples de higiene, identificação e prevenção das doenças parasitárias, de forma que incentivou a busca por melhorias em saúde para a família e comunidade.



Palavras-chaves:  Atividade lúdica, Educação em saúde, Parasitoses intestinais