DOENÇA DE CHAGAS: ATIVIDADE LÚDICA COMO AÇÃO EDUCATIVA EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE TERESINA, PIAUÍ, BRASIL
POLYANNA ARAÚJO ALVES BACELAR 1,2,3, MARIA DE JESUS RODRIGUES DA SILVA OLIVEIRA1,2,3, GEAN CARLOS GOMES DE SOUSA1,2,3, JÉSSICA PEREIRA DOS SANTOS1,2,3, DARWIN RENNE FLORÊNCIO CARDOSO1,2,3, VAGNER JOSÉ MENDONÇA1,2,3
1. PGMT IOC/FIOCRUZ RJ - Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Fundação Oswaldo Cruz, 2. FIOCRUZ PI - Escritório Regional da Fundação Oswaldo Cruz, Piauí, 3. UFPI - Universidade Federal do Piauí , 4. EFABC - Escola Família Agrícola de Baixão do Carlos
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A doença de Chagas possui como agente etiológico o Trypanosoma cruzi , protozoário flagelado cujo ciclo biológico envolve a passagem por hospedeiros vertebrados com transmissão ocorrendo principalmente pelas fezes de insetos hematófagos da família Reduviidae. A negligência na divulgação dos temas sobre a doença favorece a manutenção da mesma e dificulta o controle da infecção. Dessa forma, as ações de educação em saúde têm se mostrado importante na construção do conhecimento. Nesse contexto, objetivou-se desenvolver atividades educativas lúdicas sobre a doença de Chagas com 15 educandos do curso técnico em Zootecnia da Escola Família Agrícola de Baixão do Carlos, zona rural leste de Teresina. Os conhecimentos prévios e os adquiridos foram analisados com pré e pós-teste através de 8 questões sobre a temática, aplicados antes e após, respectivamente, ao desenvolvimento das atividades educativas. Para essas, foi realizada uma apresentação sobre a transmissão, sintomas, vetores, métodos preventivos e a visualização em microscópio estereoscópio de espécimes de triatomíneos. Após, realizou-se um jogo de perguntas e respostas que foi denominado ‘Roleta Chagásica’. Ao analisar o pré-teste, 8 dos educandos não sabiam o agente etiológico da doença de Chagas, porém todos correlacionaram os principais sintomas. Quase todos (14) indicaram o vetor, mas não sabiam o mecanismo de transmissão. Sobre os fatores de risco, 11 relataram que criar animais perto de casa atrai o vetor e 8 compreendiam que estes invadem o domicilio à procura de alimento e abrigo. Os métodos preventivos foram ditos corretamente por 9 educandos e 10 relataram que se encontrassem o vetor, levaria para a Secretaria de Saúde. A apresentação foi ilustrativa, interativa e todos os educandos participaram através de argumentações e discussões. Na visualização dos espécimes de triatomíneo, percebeu-se que a curiosidade foi instigada. No jogo ‘Roleta Chagásica’, os educandos foram participativos, entusiasmados e passaram a compreender melhor sobre a doença, visto que todas as respostas foram acertadas. No pós-teste, 6 das 8 questões tiveram 100% de acerto por todos os educandos. Com isso, concluiu-se que a atividade lúdica proporcionou condição para a sensibilização e construção do conhecimento sobre os aspectos relacionados à doença de Chagas, embasando a necessidade de serem inseridos mais destas metodologias na educação em saúde, adaptadas para diferentes públicos.



Palavras-chaves:  Doença de Chagas, Educação em saúde, Metodologia de ensino