DOENÇA DE CHAGAS: ATIVIDADE LÚDICA COMO AÇÃO EDUCATIVA EM UMA ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE TERESINA, PIAUÍ, BRASIL |
A doença de Chagas possui como agente etiológico o Trypanosoma cruzi , protozoário flagelado cujo ciclo biológico envolve a passagem por hospedeiros vertebrados com transmissão ocorrendo principalmente pelas fezes de insetos hematófagos da família Reduviidae. A negligência na divulgação dos temas sobre a doença favorece a manutenção da mesma e dificulta o controle da infecção. Dessa forma, as ações de educação em saúde têm se mostrado importante na construção do conhecimento. Nesse contexto, objetivou-se desenvolver atividades educativas lúdicas sobre a doença de Chagas com 15 educandos do curso técnico em Zootecnia da Escola Família Agrícola de Baixão do Carlos, zona rural leste de Teresina. Os conhecimentos prévios e os adquiridos foram analisados com pré e pós-teste através de 8 questões sobre a temática, aplicados antes e após, respectivamente, ao desenvolvimento das atividades educativas. Para essas, foi realizada uma apresentação sobre a transmissão, sintomas, vetores, métodos preventivos e a visualização em microscópio estereoscópio de espécimes de triatomíneos. Após, realizou-se um jogo de perguntas e respostas que foi denominado ‘Roleta Chagásica’. Ao analisar o pré-teste, 8 dos educandos não sabiam o agente etiológico da doença de Chagas, porém todos correlacionaram os principais sintomas. Quase todos (14) indicaram o vetor, mas não sabiam o mecanismo de transmissão. Sobre os fatores de risco, 11 relataram que criar animais perto de casa atrai o vetor e 8 compreendiam que estes invadem o domicilio à procura de alimento e abrigo. Os métodos preventivos foram ditos corretamente por 9 educandos e 10 relataram que se encontrassem o vetor, levaria para a Secretaria de Saúde. A apresentação foi ilustrativa, interativa e todos os educandos participaram através de argumentações e discussões. Na visualização dos espécimes de triatomíneo, percebeu-se que a curiosidade foi instigada. No jogo ‘Roleta Chagásica’, os educandos foram participativos, entusiasmados e passaram a compreender melhor sobre a doença, visto que todas as respostas foram acertadas. No pós-teste, 6 das 8 questões tiveram 100% de acerto por todos os educandos. Com isso, concluiu-se que a atividade lúdica proporcionou condição para a sensibilização e construção do conhecimento sobre os aspectos relacionados à doença de Chagas, embasando a necessidade de serem inseridos mais destas metodologias na educação em saúde, adaptadas para diferentes públicos. |