JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I VISANDO A PREVENÇÃO DE DOENÇAS PARASITÁRIAS
LARYSSA OLIVEIRA SILVA 1,2, EVELLY ALCANTARA SANTOS1,2, ROSÁLIA ELEN SANTOS RAMOS1,2, LETÍCIA PEREIRA BEZERRA1,2, DHARLITON SOARES GOMES1,2, TATYANE MARTINS CIRILO1,2, LOANE MARZIA LOPES COSTA1,2, ISRAEL GOMES DE AMORIM SANTOS1,2
1. UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS, 2. UNEAL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
laryssaoliveira81@gmail.com

As parasitoses intestinais constituem um problema de saúde pública, atingindo principalmente crianças, pois estas ainda estão maturando o seu sistema imunológico. Essas doenças afetam diretamente o desempenho da criança na escola, dificultando o processo de aprendizagem, por apresentarem alguns sintomas, como: dores abdominais, diarreia, náuseas, vômitos, irritabilidade e distúrbio do sono. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar a utilização de um jogo lúdico como ferramenta auxiliar no processo de prevenção de enteroparasitoses.   Trata-se de um estudo realizado em uma escola pública municipal da cidade de Ouro Branco, Alagoas. Teve como público-alvo duas turmas de Ensino Fundamental I, no qual foi aplicado um questionário para conhecimento dos hábitos higiênicos e dos conhecimentos prévios dos alunos sobre enteroparasitoses, em seguida um jogo de tabuleiro sobre o assunto, e após isso um questionário para avaliar a assimilação do conteúdo através do jogo. No total, 39 alunos participaram da pesquisa. Os hábitos mais mencionados pelas crianças foram brincar descalço no parque, beber água filtrada, sempre lavar as mãos, roer e cortar as unhas e lavar as frutas. Depois da aplicação do jogo, todos os alunos responderam que se adquire verminose pela ingestão oral de água ou alimentos contaminados ou pela penetração de larvas pela pele e 70% disseram que não depositam seus dejetos ao ar livre quando questionados sobre quais atitudes não são eficientes no processo de prevenção de verminoses. O jogo educativo foi uma ferramenta eficaz e muito importante para a aprendizagem das enteroparasitoses, como também para a prevenção, pois o jogo proporcionou um momento de descontração entre os alunos, mas principalmente a socialização e aprendizagem. Portanto, jogos lúdicos são alternativas valiosas na educação em saúde e para a diminuição da ocorrência de enteroparasitoses em crianças.



Palavras-chaves:  Enteroparasitoses, Jogo lúdico, Medidas profiláticas