Uma experiência de sucesso na vigilância e controle vetorial da Doença de Chagas possibilita o diagnostico e tratamento numa área endêmica do Grande Chaco Argentino
DIEGO WEINBERG 1, ROSA GRACIELA CEJAS1, FAVIO GABRIEL CRUDO1, MARCELO CLAUDIO ABRIL1
1. FMS - Fundación Mundo Sano
dweinberg@mundosano.org

Na Argentina estima-se que 1,6 milhões de pessoas estão infectadas pelo Trypanosoma cruzi (4% da população) e 7,3 milhões estão expostas a Doença de Chagas (DCh). Não entanto, menos de 1% das pessoas infectadas tem acesso ao diagnostico e tratamento etiológico da doença, porem estima-se que nascem 1300 crianças infectadas anualmente por transmissão congênita.

Desde 2002, a Fundação Mundo Sano desenvolve ações de vigilância e controle (V&C) na cidade de Añatuya (General Taboada, Santiago del Estero, Argentina), localizada na Ecorregião do Grande Chaco, em conjunto com investigação operativa com foco no Triatoma infestans , o principal vetor a DCh na região. Desde 2015, a Fundação também desenvolve programas de diagnostico e tratamento da doença como uma ferramenta extra para acabar com o sub-diagnostico e derrubar as barreiras de acesso ao tratamento etiológico.

Añatuya é uma cidade no sudeste da Ecorregião do Chaco onde moram 30.000 pessoas distribuídas em 6500 casas. Mundo Sano tem uma base operativa desde o ano 2002 aonde desenvolve de forma continua um Programa de V&C vetorial de T. infestans em toda a área urbana e peri-urbana. Uma vez geradas as condições epidemiológicas para realizar o tratamento da doença em esta área endêmica, o consultório especifico para a DCh foi inaugurado no 2015 em conjunto com o município.

O Programa de V&C vetorial consiste na realização de inspeções no intra e no peridomicilio (currais, galinheiros, depósitos) e o controle químico (Beta-cipermetrina 5%) se for necessário. As inspeções são realizadas ao menos uma vez ao ano nas moradias da cidade pelo método de hora/homem com aplicação de Tetrametrina ao 0,2% como irritante. O diagnostico é realizado mediante sorologia e para o tratamento etiológico utiliza-se o Benznidazol (ABARAX® - Elea), seguindo as normas atuais do país. O diagnostico e tratamento é realizado de forma gratuita.

Neste trabalho apresentamos resultados de um Programa de V&C vetorial que permitiu controlar a presença de T. infestans nas moradias da cidade de Añatuya. As infestações superiores a 50% achadas em alguns bairros no inicio do programa foram reduzidas a níveis inferiores ao 1%. Desde 2010, as infestações registradas no intradomicilio foram inferiores ao 0,3%. Até hoje, foram realizadas 2305 sorologias e 534 destas foram positivas para T. cruzi , porem já foram tratadas 115 pessoas.



Palavras-chaves:  Vigilância e controle, diagnostico e tratamento, Doença de Chagas, Grande Chaco Argentino