AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE JARAQUIS (Semaprochilodus teanurus, S. insignis) COMERCIALIZADOS NAS FEIRAS POPULARES DE PARINTINS, AMAZONAS.
NATÁLIA BERNARDI VARGAS 1, MARIA BETÂNIA DE QUEIROZ ROLIM1, GILCIFRAN PRESTES DE ANDRADE1, ARMANDA PESSÔA FERREIRA NETA1, GLEICE ÉRICA DE AZEVEDO NEVES1, CÉLIA FERNANDA VIEIRA1, THIAGO BARCELLOS DE ALMEIDA1, WENDEL DE SOUZA BAHIA1, RENATO DE LIMA PAULINO1, DANIELLEN DE SOUZA CARNEIRO1, ANGELA MARIA DA SILVA LEHMKUHL1, KAILA DE ASSIS CERDEIRA1
1. UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2. UFAM - Universidade Federal do Amazonas, 3. INPA - Universidade Nilton Lins- Associada ao Instituto Nacional de pesquisa da Amazônia (INPA)
vmvbns2@gmail.com

Os jaraquis são peixes amazônicos muito consumidos na região norte do Brasil em função das propriedades organolépticas do produto e sua abundância regional. A pesca e comercialização de pescado é importante atividade econômica já que há uma grande demanda de consumo pela população e a comercialização em questão ocorre, muitas vezes, em condições à margem das condições higiênico-sanitárias ideais. O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade dos jaraquis ( Semaprochilodus teanurus, S. insignis ), comercializados nas feiras populares do município de Parintins, Amazonas. As amostras foram coletadas de feiras populares e submetidas à pesquisa de Salmonella spp., coliformes totais e termotolerantes. Do total de 30 amostras obtidas, 100% foram positivas para Salmonella spp. Para os coliformes totais os valores do NMP variaram entre 16 e maior que 1100 NMP/g. Quanto aos coliformes termotolerantes o NMP mínimo foi de 7,4 e o máximo maior que 1100 NMP/g. Foram realizadas entrevistas com os respectivos feirantes e consumidores de pescado. Através dos resultados pode ser constatada a indequação da estrutura física e sanitária nos estabelecimentos. O consumo destes peixes contaminados por Salmonella spp., coliformes totais e termotolerantes comercializados em feiras populares do município de Parintins, Amazonas proporcionam riscos à saúde pública, tais como toxinfecção alimentar.



Palavras-chaves:  Salmonella spp , Escherichia coli, colifomes, jaraquis, peixe