CONHECENDO A SALA DO VIAJANTE DE UM MUNICÍPIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE
BRISA RICARDO XAVIER DA SILVA 1, MARIA LUIZA DE FRANÇA MORAIS 1
1. RMSF - Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade
mallu_morais@yahoo.com.br

Segundo a Organização Mundial de Saúde, problemas de saúde relacionados com viagens são autorrelatados por 22% a 64% dos viajantes nos países em desenvolvimento. A segurança sanitária em viagens é baseada no aconselhamento, vacinação e orientação para a prevenção de doenças genéricas ou específicas de seu destino. Com intuito de fortalecer a vigilância epidemiológica municipal, a Secretaria Municipal de Saúde do Município de João Pessoa – PB reestruturou o Serviço de Orientação ao Viajante, como instrumento de educação aos viajantes durante o trânsito e estadia em território nacional e internacional, promovendo a orientação para a redução de riscos individuais à saúde, proteção específica (vacinação) e vigilância de doenças e agravos de interesse à saúde pública. Nosso objetivo é relatar a experiência de residentes em Saúde da Família e Comunidade durante período de estágio no serviço da Sala do Viajante no município de João Pessoa. O público alvo são viajantes do município de João Pessoa e região metropolitana, trata-se de estudo descritivo com análise qualitativa . Foi possível observar todo o fluxo de atendimento do serviço, desde o acolhimento ao viajante, entrevista qualificada, vacinação e emissão de certificação internacional. Na entrevista qualificada são abordados temas como: imunidade e morbidades do viajante, vacinação e outros métodos de prevenção de doenças, higiene, reações adversas de vacinas e exposição do viajante a diferentes agentes etiológicos de interesse em saúde pública. Todas as orientações dadas são baseadas em situações epidemiológicas vivenciadas mundialmente e publicadas pela OMS e MS. Os resultados apontaram para um desconhecimento por parte dos viajantes da importância do serviço, os mesmos se mostram preocupados apenas com o trânsito nos países onde a vacinação é obrigatória, esquecendo-se da sua exposição a doenças muitas vezes desconhecidas em nosso país. Sinalizando uma fragilidade na interação entre a Atenção Básica e o serviço do viajante, se mostrando inapta a orientar e referenciar seus viajantes, mesmo o serviço disponibilizando gratuitamente todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do Adulto, além da emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.   A partir dessa rica experiência foi possível perceber que apenas com conhecimento preciso da Rede de Atenção à saúde e integralidade dos serviços é possível oferecer uma assistência de qualidade aos nossos usuários .



Palavras-chaves:  Atenção Básica, Prevenção, Viajante