BRIGADA ESTUDANTIL DO TRACOMA NO PROCESSO DE VIGILÂNCIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO INTERIOR DE PERNAMBUCO
JULIANA DA ROCHA CABRAL 1, ANNA PRISCILLA BARROS DE OLIVEIRA1, ELIZANDRA CÁSSIA DA SILVA OLIVEIRA1, GICELY REGINA SOBRAL DA SILVA MONTEIRO1, DANIELLE CHIANCA DE ANDRADE MORAES1, CAMILA ABRANTES CORDEIRO MORAIS1, CÉSAR DE ANDRADE DE LIMA1, REGINA CÉLIA DE OLIVEIRA1
1. UPE - Universidade de Pernambuco
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Introdução: A vigilância em saúde e a educação popular são tarefas desafiantes na construção e fortalecimento da saúde pública. No Brasil, ainda é preocupante o adoecimento relacionado as doenças infecto-parasitárias ou doenças negligenciadas. Em Pernambuco (PE), o tracoma faz parte das doenças prioritárias para o quadriênio 2015 – 2018 do programa SANAR. O trcoma é uma doença que afeta a conjuntiva e córnea, podendo levar a cegueira. Objetivo: Relatar a experiência de participação na brigada estudantil do tracoma nas atividades de vigilância e educação em saúde no interior de PE. Desenho de Estudo: Descritivo, do tipo relato de experiência. Metodologia: A iniciativa denominada de Brigada Estudantil do Tracoma, foi realizada em 2016, sendo composta por aproximadamente 34 estudantes de graduação de cursos da área da saúde de Instituições de Ensino Superior do Recife-Pernambuco, escolhidos por meio de seleção para desenvolverem atividades de educação em saúde nas escolas rurais nas cidades onde haviam casos da doença, sendo elas: Vertentes, Paranatama, Barra de Guabiraba, Bonito, Iguaracy, Bodocó e Saloá. Divididos em grupo, os estudantes, detinham sob responsabilidade, suas cidades de ação. As datas foram estabelecidas para a viagem e o material didático-pedogógico elaborado por cada equipe. Resultados: Cada escola rural apresentou uma realidade diferente, tendo em comum, comunidades humildes. Foram realizadas ações educativas com os alunos, a partir de exposição oral sobre a doença, roda de conversa para dúvidas e atividades lúdicas com o uso de fantoches, cartazes e encenações teatrais. Foi possível perceber a troca de experiência, centrada  na práxis libertadora a partir de uma ação educação instigadora, consciente, crítico-reflexiva e de forma horizontal. Discussão: O incentivo a educação popular nas escolas, mostrou-se importante na conscientização e prevenção, buscando no público-alvo, as crianças, os maiores propagadores da prevenção e informação. Conclusão: O trabalho educacional desenvolvido nas cidades, enriquece olhar de todos os envolvidos acerca da importância das atividades na área da saúde pública, principalmente no que concerne ações preventivas para o tracoma em PE, contribuindo para a prevenção da doença e fortalecendo o grupo de treinamento das equipes de rastreio e tratamento da doença.



Palavras-chaves:  Educação em saúde, Tracoma, Vigilância em saúde