FREQUÊNCIA DE Candida spp. EM AMOSTRAS CLÍNICAS PROVENIENTES DE PACIENTES ATENDIDOS EM LABORATÓRIO DE REDE PRIVADA DE MACEIÓ, ALAGOAS.
CLÁUDIO GABRIEL PINTO 1, ARLENE PEREIRA MIRANDA1, JÉSSICA LANNE DE ALMEIDA SILVA1, SOLANGE RAMOS BRITO1, THAINARA IASMIN DA SILVA DELMIRO1, MARIA ANILDA DOS SANTOS ARAÚJO1
1. UNIT - Centro Universitário Tiradentes
claudiogp97@gmail.com

Candida spp. constitui o grupo mais importante de patógenos fúngicos oportunistas, é uma levedura capaz de provocar qualquer tipo de infecção superficial, cutânea, subcutânea ou sistêmica. As condições gerais do hospedeiro são importantes nas patologias provocadas por esta levedura. Qualquer órgão ou sistema pode ser atingido, tendo como fator predisponente o equilíbrio entre o parasito e o hospedeiro. Este estudo teve como objetivo avaliar a frequência de infecções causada por Candida spp. em pacientes submetidos a diagnóstico micológico em laboratório de rede privada. Foi realizada uma análise descritiva do livro de registros de pacientes atendidos no laboratório, entre os anos de 2014 á 2016, para obter informações acerca do sítio anatômico das lesões e gênero. No ano de 2014, foram registrados 72 pacientes infectados com Candida spp. sendo 56 mulheres (77,7%), e 16 homens (22,2%) . Em 2015, 134 pacientes foram diagnosticados, 79 mulheres (59%), e 55 homens (41%). No ano de 2016 foram 83 diagnósticos realizados, sendo 62 mulheres (74,6%) e 21 homens (25,3%) infectados. Em relação ao sitio anatômico mais acometido estão as unhas dos pés. Estes dados podem ser atribuídos ao clima da região que favorece o desenvolvimento dos fungos. Em relação ao gênero, o feminino foi mais acometido. O presente estudo contribui para o conhecimento da frequência da onicomicose causada por Candida spp., em função desta espécie já fazer parte da microbiota normal. Também evidencia a importância do diagnóstico micológico, por permitir a identificação fúngica, e assim, fazer o uso de fármacos específicos para o tratamento.



Palavras-chaves:  Candida, Microbiota, Onicomicoses