SOROPREVALÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-LEPTOSPIRA SPP. E ANTI-TOXOPLASMA GONDII EM CÃES DE UM CASO DE ACUMULAÇÃO DE ANIMAIS EM CURITIBA – PARANÁ.
GRAZIELA RIBEIRO DA CUNHA1, SUZANA MARIA ROCHA1, EVELYN CRISTINE DA SILVA1, DIRCIANE FLOETER1, MAYSA PELLIZZARO1, HÉLIO LANGONI1, ALEXANDER WELKER BIONDO1
1. UFPR - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Federal do Paraná - Campus Curitiba, 2. UNESP - BOTUCATU - Departamento de Medicina Veterinária, Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” - Campus Botucatu, 3. SMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Prefeitura de Curitiba - Paraná, 4. UFBA - Departamento de Saúde Coletiva, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia.
suzana.rocvet@gmail.com

O transtorno mental de acumulação compulsiva de objetos e/ou animais proporciona um ambiente de risco para o convívio de pessoas e animais, o que favorece a ocorrência de agravos à saúde pública, principalmente a disseminação de zoonoses. O objetivo do estudo foi realizar uma investigação da soroprevalência de anticorpos anti- Leptospira spp. e anti- Toxoplasma gondii em cães provenientes de um caso de acúmulo de animais, em Curitiba. O sangue de 15 cães clinicamente hígidos, que viviam em situação de acúmulo, foi coletado. Os soros obtidos foram submetidos à técnica de soro aglutinação microscópica (SAM) e imunofluorescência indireta (RIFI) para o diagnóstico da leptospirose e toxoplasmose, respectivamente. A prevalência de anticorpos anti- Leptospira spp. foi de 20% (3/15) sendo todos reagentes para o sorovar grippotyphosa. Os títulos de anticorpos encontrados foram 100, 100 e 200. A prevalência sorológica quanto a toxoplasmose foi 6,67% (1/15) positivos na RIFI anti- T.gondii , com um título de anticorpos de 1:64. De acordo com o exposto, pode-se concluir que os agentes causadores dessas zoonoses estão presentes na população de cães estudada, reforçando o papel dos cães como sentinelas dessas doenças. Além disso, faz-se necessário o estabelecimento de medidas preventivas especificas para casos de acumulação para diminuir o risco destas doenças nos animais e nas pessoas envolvidas direta ou indiretamente.



Palavras-chaves:  Acumuladores, Leptospirose, Saúde Pública, Toxoplasmose, Zoonoses