INTERSETORIALIDADE NO CUIDADO E PREVENÇÃO DA HANSENÍASE NO RECIFE/PE
ELIDIANE LIRA DA SILVA 1, ARIANE CRISTINA BEZERRA SILVA MARTINS1, MORGANA CRISTINA LEÔNCIO DE LIMA1, SÂMMEA GRANGEIRO BATISTA1, ELAINE CRISTINA DOS SANTOS OLIVEIRA HOLANDA1, ELIANE GERMANO1, ANA SOFIA PESSOA DA COSTA CARRARINE1, JAILSON DE BARROS CORREIA 1, ADRIANA CARLA DE LUNA RIBEIRO1, CRISTIANE DE ALBUQUERQUE SILVA RATIS1, MARILURDES CANTO LOBO1
1. SESAU - Secretaria de Saúde do Recife
ELIFISIO.LIRA@GMAIL.COM

A Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, que demanda ações estratégicas para sua eliminação ou redução. Em 2013, o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Hanseníase, para escolas municipais e estaduais, com alunos na faixa etária de 05 a 14 anos. O presente relato tem como objetivo descrever a estratégia de intersetorialidade utilizada durante a Campanha Nacional de Hanseníase, realizada entre os escolares no município do Recife/PE no período de 2013 a 2016. Trata-se de um relato de experiência, feito através de uma pesquisa documental, consulta a planilhas de monitoramento e a informantes-chave participantes da operacionalização desta estratégia. Inicialmente realizou-se a articulação entre as Secretárias Municipais de Saúde e de Educação para identificação das escolas participantes. Foi realizada adesão à campanha junto ao Ministério da Saúde e definida uma coordenação municipal da campanha e técnicos responsáveis pela coordenação das ações nos territórios, denominados de pontos focais. Estes identificaram unidades de saúde de referência para o desenvolvimento das atividades de educação em saúde nas escolas e busca ativa de casos novos a partir do uso da ficha de autoimagem para triagem de casos suspeitos de hanseníase entre os escolares. Estabeleceu-se o monitoramento sistemático do desenvolvimento das ações pela coordenação municipal da campanha. No período analisado, por ano, cerca de 130 escolas e 22.000 alunos participaram da campanha. Observou-se um aumento da proporção da devolução da ficha de autoimagem e triagem, entre os anos 2013 e 2016, passando de 48,9% para 82,6%, respectivamente. No período foram diagnosticados 4 casos da  doença. A realização da campanha de hanseníase no âmbito escolar é uma estratégia de detecção precoce de novos casos da doença nessa população. Integrar o setor saúde e educação potencializa as ações de enfrentamento a doença e amplia a perspectiva para o cuidado em saúde, como dever de todos. Conclui-se que a Campanha Nacional de Hanseníase nas escolas é uma estratégia de integração entre as Secretárias de Saúde e Educação, visando à prevenção e detecção de novos casos de hanseníase, fortalecendo as ações de saúde na comunidade escolar.



Palavras-chaves:  Colaboração Intersetorial, Diagnóstico Precoce, Hanseníase, Prevenção Primária, Promoção da Saúde