PERFIL DAS VITIMAS DE ACIDENTE DE TRANSPORTE TERRESTRE RELACIONADO À MOTOCICLETA E SEUS FATORES, NOTIFICADOS NO HOSPITAL JOÃO MURILO DE OLIVEIRA NO ANO DE 2016
DÁFINY NASCIMENTO COSTA 1, LÍVIA MIRELLY FERREIRA DE LIMA1, WELLINGTON MANOEL SILVSA1, GIZELE ALVES DA SILVA FRAZÃO1, LÍVIA PEREIRA DANIEL1, WILLAINE BALBINO SANTANA1, KATHIA RAYANE SANTOS1, EMERSON JOSÉ DA SILVA1
1. FAINTVISA - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, 2. CAV - Centro Acadêmico de Vitória , 3. ESTÁCIO-FI - Faculdades Integradas do Recife
DAFIINYCOSTA@GMAIL.COM

Introdução:  É considerado Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) aquele que envolve um veículo destinado, ou usado no momento do acidente, principalmente para transporte terrestre de pessoas ou mercadorias de um lugar para o outro 1 . Estima-se que ocorram, a cada ano, 1,24 milhões de óbitos e 50 milhões de ferimentos decorrentes de acidentes de vias públicas de todo o mundo. No período de 2004 a 2013, o Brasil registrou um crescimento progressivo do número de óbitos por acidentes de transporte terrestre, com maior proporção de vítimas do sexo masculino, na idade entre 20-39 anos de motociclista 2 . Objetivo: Descrever o perfil das vítimas de ATT relacionado à motocicleta e seus fatores, notificados no Hospital João Murilo de Oliveira de Vitória de Santão Antão de Pernambuco no ano de 2016. Material e Métodos : Estudo descritivo observacional quantitativo, utilizando dados secundários do Banco do Sistema de Informação de Acidentes de Transporte Terrestre do Hospital Joao Murilo Oliveira e tabulados pela Tabela Dinâmica (Excel). Resultados e Discussões: Foram registrados 3.230 acidentes de transporte terrestre no ano de 2016. Os indivíduos mais acometidos são os que transitam de motocicletas com 75,2% (n= 2.430), sendo a maior ocorrência de acidentes no município de Vitória de Santo Antão 76,7% (n= 1.865), com incidência aos domingos, os fatores relacionados são: o uso de bebida alcoólica com 5,8% (n= 142), 5,1% (n= 124) não usam capacete, a maior incidência é com indivíduos do sexo masculino com 76,5% (n= 1.860)  e a faixa etária de 20 – 29 anos com 39,4% (n=958). Mediante a coleta dos dados observou-se o número de variáveis ignoradas alto em alguns fatores relacionados ao acidente.  Conclusão: A finalidade da notificação é: traçar um perfil epidemiológico para promover as ações para que venha reduzir e prevenir o índice de morbimortalidade por este agravo no estado de Pernambuco. É importante que seja realizado treinamento com os profissionais das unidades sentinelas para um preenchimento com qualidade da ficha de notificação, gerando  dados fidedignos e planejar ações de treinamento com os indivíduos do sexo masculino, motociclista, fazer palestras educacionais nas escolas, educação no trânsito,  fiscalização dos transportes terrestre, com ajuda de alguns órgãos: Operação Lei Seca,  Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, Departamento de Trânsito, Comitê Municipal de Prevenção de Acidentes de Trânsito.



Palavras-chaves:  acidente de trânsito, motocicleta, transporte terrestre