EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO EMPODERAMENTO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DAS PESSOAS ATINGIDAS PELA HANSENÍASE
DAVI PORFIRIO SILVA, CLODIS MARIA TAVARES , IGOR MICHEL RAMOS DOS SANTOS, REJANE ROCHA DA SILVA, ROSÂNGELA MARIA DOS SANTOS, ANA PATRICIA BARROS RAMOS, CYNARA ALVES DE FRANÇA, KELLY CRISTINA DO NASCIMENTO
1. UFAL - Universidade Federal de Alagoas, 2. UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau
clodistavares@yahoo.com.br

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que representa um importante problema de saúde pública, não somente pelo grande número de pessoas acometidas, como também pelas incapacidades que produz. Cabe destacar que, o Brasil é o segundo país no mundo em números de casos dessa doença, ficando atrás apenas da Índia. Assim sendo, tem-se por objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um Projeto de Extensão em Educação para Saúde com enfoque nas pessoas atingidas pela Hanseníase em uma capital do nordeste. Relato de experiência vivenciada por discentes e docentes participantes do Projeto de Extensão em Educação e Saúde no empoderamento e desenvolvimento social das pessoas atingidas pela hanseníase, entre os meses de julho e dezembro de 2017. As atividades ocorreram semanalmente, durante seis, por meio de oficinas de educação em saúde e busca ativa facilitadas pelos membros do projeto (estudantes, professores profissionais) e momentos de planejamento e avaliação. Foram atingidos de forma direta aproximadamente 200 pessoas, entre discentes, profissionais da saúde e pacientes atingidos pela hanseníase em tratamento. A experiência relatada proporcionou aos sujeitos relações produtivas durante toda a execução do projeto. Observa-se que a maioria das pessoas atingidas pela Hanseníase conhece a doença, ao passo que são multiplicadores, transmitindo o conhecimento adquiridos e as experiências vivenciadas para família, amigos e comunidade em que vivem, contribuído para disseminação do conhecimento e eliminação do estigma. Cabe destacar que a principal dificuldade encontrada foi a evasão dos pacientes em tratamento e o comportamento inusitado de deixarem as dependências da instituição após o acolhimento, realizado pela instituição de saúde, retornando apenas para o atendimento médico, deixando de participar das secções educativas.



Palavras-chaves:  Hanseníase, Educação em Saúde, Estudantes, Profissionais, Tratamento