RELATO DE EXPERIÊNCIA – APLICAÇÃO DO TEATRO INFANTIL COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO SANITÁRIA EM ESCOLA PRIVADA DO RECIFE
CLARICE VALENTIM DE MELO 1, ARTUR VINICIUS DE LIMA MONTENEGRO COSTA1, FRANCISCO HENRIQUE DA SILVA1, MANOEL HENRIQUE FERNANDES SOARES1, FRANCISCA JANAINA SOARES ROCHA1
1. UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
claricemeeelo@hotmail.com

INTRODUÇÃO: Doenças parasitárias são muito comuns em nossa sociedade, visto que a falta de saneamento básico e educação sanitária são fatores que contribuem para a sua manutenção e agravamento como problema sério de saúde pública. O acesso à informação, portanto, torna-se a melhor forma de combate a essas doenças. OBJETIVOS: Disseminar a informação sobre educação sanitária em uma escola privada do Recife, por meio de uma peça teatral que procurou abordar, de forma lúdica, doenças parasitárias que estão presentes na sociedade atual. Entre o público que assistiu à peça, estavam presentes alunos entre 5 e 10 anos de idade, além de professores da instituição. METODOLOGIA: Realizou-se a formulação de um roteiro teatral, havendo a produção de figurinos utilizados pelos personagens e de cenários que foram utilizados no local da apresentação, além da interação dos personagens com a plateia, o que efetivou ainda mais o que havia sido proposto pelos objetivos do trabalho. RESULTADOS: A apresentação da peça teatral trouxe consigo resultados imediatos através da participação dos alunos e da preocupação destes em colocar em prática medidas profiláticas visando à educação sanitária, perpetuando, dessa forma, o conhecimento adquirido através da peça teatral, em outros ambientes. Além disso, muitos desses alunos apresentaram o interesse em pesquisar mais sobre as doenças parasitárias, o que contribui ainda mais para a difusão do conhecimento. CONCLUSÃO: Através da experiência de apresentar e conscientizar alunos e professores a respeito da educação sanitária por meio do teatro, foi possível concluir a necessidade de expandir, cada vez mais, a informação e o debate acerca de doenças parasitárias que estão presentes no cotidiano da população e que, na maior parte das vezes, são negligenciadas pelo governo e pelos meios de comunicação.



Palavras-chaves:  Educação, Informação, Parasitoses