CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CAMPUS SOBRAL ACERCA DA LEISHMANIOSE VISCERAL
FELIPE PINHEIRO MENDES 1, RAFAEL LUCAS SIMÕES DOS SANTOS1, LETÍCIA BENEVIDES CAVALCANTE SOARES1, LUANA CARLOS DE FREITAS1, JOSÉ FRANCISCO IGOR SIQUEIRA FERREIRA1, NATÁLIA COELHO CHESTER1, JAMINE YSLAILLA VASCONCELOS RODRIGUES1, PAULA FERNANDA PATRIOLINA TEIXEIRA DE OLIVEIRA1, DAVISSON LOPES DA COSTA1, VANUSA KEZIA SANTOS MESQUITA1, MANOEL VIEIRA DO NASCIMENTO JÚNIOR1, NAÍSE LIMA MOURÃO SOARES1, NATHÁLIA PAIVA FERRANTE1, FRANCISCO LEONARDO FERREIRA DE MESQUITA1, KARIELE VERAS PINTO1, ALANA PONTE CORREIA1, NATANAEL PONTE DE OLIVEIRA1
1. UFC - Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral
felipepinheirome@gmail.com

A leishmaniose visceral (LV) é uma doença causada por um protozoário e transmitida pela picada de um mosquito do gênero Lutzomyia, com graves repercussões para o organismo se não diagnosticada e tratada precocemente. Visando avaliar o conhecimento dos estudantes de Medicina da região Norte do Ceará, área endêmica para LV, foram aplicados questionários com 169 estudantes de medicina do 1º ao 7º semestre, do Campus Sobral da Universidade Federal do Ceará. As perguntas avaliavam o conhecimento destes sobre a LV, quanto a informações como agente etiológico, vias de disseminação, métodos de diagnóstico e tratamento. Foram utilizados o Google Forms e o Microsoft Excel para organização de dados e geração de tabelas. Trata-se de um estudo transversal, analítico e quantitativo. Dos 169 avaliados, 76 (44,98%) eram mulheres e 93 (55,02%) eram homens. As médias de acertos por questão dos estudantes do 1º, 2º, 3º e 4º anos do curso corresponderam, respectivamente , a 40,9%; 51,4%; 52,3% e 54,3%. Além disso, observou-se que a questão que obteve um maior número de erros foi respondida corretamente por apenas 43% dos participantes da pesquisa, e aborda os métodos diagnósticos para LV. Com base nos dados apresentados, percebe-se que houve um aumento significativo na média de acertos por questão entre os estudantes do 1º e do 2º ano. Além disso, observou-se que, apesar de o desempenho dos alunos avaliados acerca deste conteúdo ter sido crescente no decorrer dos anos, a média de acertos dos anos seguinte se manteve muito semelhante e correspondeu a praticamente metade do questionário.  Dessa forma, uma das possíveis explicações para o aumento significativo de acertos do 1º para o 2º ano do curso foi a disciplina de Parasitologia, ministrada a partir do 2° ano. Além disso, a melhora no resultado dos alunos nos anos subsequentes ocorreu, provavelmente, devido ao maior contato com os casos clínicos de LV, visto que os estudantes de semestres mais avançados possuem uma maior atuação prática. Entretanto, em virtude de a área ser endêmica para essa enfermidade, um total de acertos menor que 60% por questão é preocupante, visto que, futuramente, os estudantes deverão conduzir de maneira adequada muitos desses casos. Logo, é necessária uma maior ênfase no diagnóstico clínico dessa parasitose no ensino da UFC, a fim de que todos os procedimentos cabíveis sejam realizados rapidamente e de que os sintomas não se agravem.
Palavras-chave:Diagnóstico; Estudantes; Leishmaniose visceral



Palavras-chaves:  Diagnóstico, Estudantes, Leishmaniose Visceral