SISTEMATIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA CARGA VIRAL E DO CD4 DAS PESSOAS VIVENDO COM HIV ATENDIDAS NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA NO MUNICÍPIO DE ARAPIRACA - AL
ARUSKA KELLY GONDIM MAGALHÃES 1, THAYSA KARLLA MENEZES PEPEU1, VIVIANE JATOBA PIMENTEL 1
1. SMS ARAPIRACA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARAPIRACA
aruskamagalhaes@hotmail.com

O acompanhamento e monitoramento de pacientes em tratamento com HIV através da realização dos exames de Carga Viral (CV) e CD4 é indispensável para o seguimento do tratamento. Após iniciar o tratamento antirretroviral, é rotina a realização semestral da CV. Já a realização do CD4 deverá ser executado de acordo com a análise dos resultados anteriores. O monitoramento é necessário para a qualificação do tratamento de pessoas vivendo com HIV (PVHIV) em uso de Tratamento Antirretroviral (TARV).

OBJETIVO: Sistematizar o monitoramento dos exames de CV e CD4 das pessoas vivendo com HIV, acompanhados no Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Arapiraca-AL.

MÉTODOS: Para sistematizar o monitoramento da CV e CD4 destes pacientes, foi utilizado as tecnologias de informatização disponíveis no Windows, com início em março de 2018. Foram criadas planilhas com a relação de todos os usuários acompanhados no serviço, data e resultados dos exames, bem como a indicação das novas datas para as próximas coletas. O recurso utilizado no sistema foi a ferramenta “filtro”, que relaciona os pacientes e os respectivos prazos para realização destes. A busca ativa se dá através de abordagem direta, por contato telefônico, dos usuários que autorizam este tipo de contato. Semanalmente o sistema é alimentado com as informações atualizadas através do acesso ao SISCEL. É então disponibilizado uma cópia das planilhas com informações atualizadas, para facilitar e qualificar a conduta de toda equipe multiprofissional, envolvida no acompanhamento destes usuários.

RESULTADOS PRINCIPAIS

Aumento da adesão à realização dos exames de CV e CD4;

Humanização da assistência quanto a busca ativa de pacientes atendidos no serviço;

Qualificação das informações de forma consolidada para a equipe multiprofissional local;

Captação de pacientes em abandono de tratamento ou que ainda não iniciaram o TARV, mesmo após o resultado positivo para HIV;

Disponibilidade de dados para ampliar pesquisa científica no serviço.

CONCLUSÃO: Podemos então concluir que essa nova sistemática utilizada para monitoramento dos exames dos pacientes acompanhados no serviço é de grande importância e relevância, uma vez que proporciona à equipe local a consolidação de informações indispensáveis à qualificação da assistência e à saúde das PVHIV. Também é importante destacar o poder de replicabilidade desta sistemática, uma vez que utiliza de ferramentas computacionais de fácil acesso.



Palavras-chaves:  HIV, CARGA VIRAL , CD4, MONITORAMENTO