CONDIÇÕES DE VIDA E O CONHECIMENTO SOBRE A TUBERCULOSE ENTRE INGRESSOS DO CURSO DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, PETROLINA-PE
WALTER ATAALPA DE FREITAS NETO 1, FABIANA MACEDO PEREIRA1, SARA VIRGINIA GOMES RODRIGUES1, IANDRA CARLA COELHO MORORÓ1, IGOR TEIXEIRA VIANA1, LOUISE MURICY DA SILVA LOPES1, CAMILA NASCIMENTO SANTANA1, CHEILA NATALY GALINDO BEDOR1, GABRIELA LEMOS DE AZEVEDO MAIA1
1. UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco
ataalpa@gmail.com

A tuberculose (TB) é uma doença de caráter social, sendo relacionada aos indicadores de natureza demográfica, social e econômica. A TB é uma doença cujas causas, formas de contágio, prevenção e, principalmente, práticas de cuidado, são envoltas em diferentes compreensões por parte da sociedade, pouco conhecidas e construídas ao longo dos tempos. Descrever aspectos ligados ao conhecimento sobre a tuberculose (vulnerabilidade individual) entre ingressos do curso de Farmácia da Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), bem como analisar as características saciais da amostra selecionada, são objetivos desse estudo. Trata-se de um estudo descritivo-analítico de abordagem quantitativa da pesquisa científica, baseado em um inquérito populacional entre estudantes de graduação, ingresso no curso de Farmácia da UNIVASF, no ano de 2017. A amostra foi constituída por quarenta estudantes do primeiro e segundo semestre que concordaram em participar da pesquise, a média da idade dos participantes foi de 21,8 anos, sendo 32,5% do sexo masculino e 67,5% do sexo feminino. 70% dos investigados possuíam residência própria ou cedida por outro familiar, e 30% moravam em estabelecimentos alugados. Quando questionados sobre o sexo mais frequente entre os casos de tuberculose, 62,5% informaram acometer ambos os sexos e 50% informaram que a ocorrência da doença independe da raça e cor e 70% registraram que o agente causador da tuberculose é uma bactéria. Nesta amostra 85% não apresentava atividade remunerada, entretanto 72,5% dos entrevistados informaram possuir uma renda familiar entre um e seis salários mínimos. O reconhecimento da complexidade dos determinantes da TB evoca um maior esforço na construção de intervenções Interdisciplinar que enfrentem de forma mais abrangente os problemas de saúde da população, especialmente dos grupos mais pobres. A integração, o trabalho intersetorial baseado na interdisciplinaridade pode auxiliar na ampliação do discurso sobre a doença já que a maioria dos alunos sabia qual o agente causador da TB e compreendiam os conceitos, sintomas e aspectos importantes da doença, imprescindíveis para a redução do estigma e preconceito para um cuidado integrado e centrado na pessoa com tuberculose.



Palavras-chaves:  Tuberculose, Estudantes de Farmácia, Vulnerabilidade em Saúde