ATENDIMENTO COMPARTILHADO NO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA DE ARAPIRACA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA
THAYSA MENEZES 1, VIVIANE JATOBÁ PIMENTEL1, LILIANA SENA LUCIO1, MARLY LIMA NOGUEIRA1, ROMMEL CESAR TINÔ DE CARVALHO1, ARUSKA KELLY GODIN MAGALHAES1
1. SMS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARAPIRACA, 2. SAE - SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA
thaysakarllacavalcante@hotmail.com

A estratégia do atendimento compartilhado é realizada com crianças, gestantes, adultos e idosos, juntamente com a equipe multiprofissional, cada um ofertando a sua conduta dentro de cada núcleo de saber, de forma complementar em um objetivo comum, o de corresponder de forma ampliada às necessidades de saúde da população. Enfatizar o trabalho em equipe,  demonstrar a força da interdisciplinaridade no atendimento, promover uma assistência fortalecida, mostrar a importância do atendimento compartilhado na adesão ao tratamento das pessoas vivendo com HIV (PVHIV). O envolvimento da equipe no atendimento compartilhado tem sido intenso na busca de levar as PVHIV uma melhoria da qualidade de vida. Desta forma, em janeiro de 2018 a equipe do SAE Arapiraca iniciou os atendimentos compartilhados, facilitando uma compreensão nos diversos aspectos, sejam clínicos, assistenciais, sociais, psicológicos, culturais e econômicos, contribuindo para a adesão contínua e qualidade da atenção à saúde do usuário. O atendimento compartilhado vem ocorrendo de várias maneiras: durante a rotina nos atendimentos junto com o usuário, o profissional médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista ou farmacêutico ao sentir a necessidade da presença de outro profissional na consulta o mesmo contacta um colega da equipe para que seja feito uma avaliação conjunta imediata, como também o atendimento é feito após discussão de cada caso e nas consultas subsequentes o atendimento é feito em conjunto. Para a equipe, a consulta compartilhada é um momento de aprendizagem, de motivação, poder dividir os conhecimentos, ter outras visões sobre  o que pensamos naquele momento ou situação, como solucionar problemas que surgirem, melhorando o cuidado para o usuário que é a razão de nosso trabalho. Além disso facilita a visão sobre o usuário em uma compreensão global como questões familiares, direitos sociais, sexualidades, preconceito, dando a possibilidade de resolução da demanda naquele momento. Através dessa estratégia o usuário tem muito a ganhar. O acolhimento torna-se mais intensificado, a troca de experiência está presente diariamente. Com isso a consulta compartilhada contribui para um aprendizado contínuo de ambas as partes, equipe e usuário.



Palavras-chaves:  ATENDIMENTO COMPARTILHADO, HIV, PVHIV, MULTIPROFISSIONAL