PROGRAMA DE CONTROLE DA TUBERCULOSE: ANÁLISE DE ESTRUTURA E PROCESSO NO MUNICÍPIO DE GOIANA-PE. |
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa de evolução crônica, que compromete principalmente os pulmões, sendo o agente etiológico o Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), podendo acometer outros órgãos e sistemas. Levando em consideração a magnitude da TB no Brasil e no estado de Pernambuco, este estudo se propõe a avaliar o Programa de Controle da Tuberculose (PCT) em um dos municípios prioritários do estado, com o intuito de revelar o nível de desempenho das unidades de saúde da família (USF), entendendo que essa se configura como coordenadora da assistência no território e é responsável pela resolubilidade de pelo menos 80% dos problemas de saúde dos indivíduos. Estudo de avaliação normativa e análise de contexto, realizado no município prioritário de Goiana, sede da XII Regional de Saúde. A partir do modelo lógico do PCT, foi elaborado um instrumento de avaliação e aplicado nas 23 USF do município. O instrumento contempla os componentes relacionados a estrutura e processo de trabalho. Foram atribuídos valores numéricos para cada pergunta com o objetivo de gerar uma pontuação máxima para o instrumento e para cada componente e subcomponente. Com os escores encontrados resultou a classificação das unidades, sendo definido como: elevado (≥ 80%); bom (79 a 65%); regular (64 a 50%) e baixo ( < a 49%). Os resultados demonstraram que para o componente estrutura, o PNCT municipal atingiu o escore de 77,1% e o componente processo vigilância/assistência obteve 69,6%, sendo classificados como bom. Ademais, o componente processo/Educação atingiu o escore de 49,6%, sendo classificado como baixo. Observamos um cenário de diferentes realidades dentro do município e incoerente com as determinações do Ministério da Saúde, onde a falta dos instrumentos de registros afeta a integralidade da atenção além de comprometer a avaliação da adequação dos processos e dos resultados do PCT. Vale destacar que as ações educativas devem ser desenvolvidas no âmbito individual e coletivo de modo a promover cura e reabilitação por meio do processo de sensibilização trazendo o usuário como aliado e ator principal do projeto terapêutico e das mobilizações pelo direito ampliado à saúde. Os dados encontrados apontam a necessidade de adequação das atividades relacionadas ao diagnóstico e assistência do paciente bem como maior envolvimento das equipes e gestão, no que tange à temática educação em saúde, pois esta repercute no processo de trabalho e assistência ao usuário. |