O APOIO FAMILIAR AS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS PORTADORAS DA SINDROME DO ZIKA VÍRUS: A VISÃO ATRAVÉS DO ECOMAPA.
DAYANNE PRISCILA RODRIGUES DE ALMEIDA1, DANIELLE MARIA DA SILVA OLIVEIRA1, MARIA BERNADETE DE CERQUEIRA ANTUNES1, ANA CÉLIA OLIVEIRA DOS SANTOS1
1. UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
dllsilva@gmail.com

 

RESUMO: No ano de 2015, o Brasil e, principalmente, o estado de Pernambuco, viveu um momento crítico com o nascimento de muitas crianças com alterações decorrentes da exposição a vírus (Síndrome do Zika Vírus - SZV). Esta síndrome trouxe uma série de alterações para essas crianças o que demandou acompanhamento de várias especialidades em saúde e o apoio de diversas redes. Objetivo : Tendo em vista a necessidade de redes de apoio para o cuidado, o presente trabalho se propõe descrever o apoio familiar de crianças portadoras da Síndrome do Zika vírus através do ecomapa. Desenho do estudo : Estudo exploratório, descritivo observacional de caráter qualitativo Método: Foram entrevistas 10 cuidadoras, acerca dos apoios recebidos para o cuidado dessas crianças. Para coleta dos dados, utilizou-se um questionário semiestruturado e construção do ecomapa para visualização da rede.  A pesquisa foi realizada no Núcleo de reabilitação Zika (NIR-Zika), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Resultados: O ecomapa permitiu visualizar que em relação apoio familiar, todas as cuidadoras relataram receber apoio de pelo menos um membro do núcleo familiar e também de algum membro da família extensa.  Das entrevistadas, sete descrevem a relação com o núcleo familiar como boa, duas relataram conflitos e uma descreveu como complicada. Esses dados corroboram com a pesquisa realizada com famílias de crianças internadas em UTI Pediátrica, em que os membros da família são considerados importantes suportes para as mães que estavam com seus filhos internados (HAYAKAWA, LY. Et al, 2010). Fernandes & Montilha (2015) também mostrou que as relações do núcleo familiar aparecem como o apoio mais citado pelas pessoas com deficiência física, sendo estas relações importante no acesso aos serviços de saúde, tanto na marcação como no acompanhamento as consultas.

Conclusão: O ecomapa é um instrumento importante no estudo das relações e redes de cuidado das crianças com microcefalia e deve ser utilizado de forma sistemática para acompanhamento dessas famílias. Além disso, observa-se que um  membro da família sempre foi citado como um dos mais importantes apoios recebidos sendo este na pessoa do esposo ou da mãe (avó da criança), concordando que a família surge como uma das principais fontes apoiadoras do cuidado.

 

Palavras-chave: Apoio social; Zika Vírus; microcefalia



Palavras-chaves:  Apoio social, Zika Vírus, Microcefalia, Infecções por Arbovirus , Assistência Integral à Saúde