TUBERCULOSE, EDUCAR PARA JUNTOS CONTROLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA
CÁTHIA ALESSANDRA VARELA ATAIDE 1, ERIKA SIMONE GALVÃO PINTO1, DANIELLE GONÇALVES DA CRUZ REBOUÇAS1, ALANY CARLA DE SOUSA PAIVA1, MARIA NAZARÉ CHACON DE MATOS NETA1, SANDY YASMINE BEZERRA E SILVA1
1. UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Noret
cathiaale@gmail.com

A Tuberculose é a segunda doença, do grupo de doenças infectocontagiosas, que mais causa mortes no mundo, perdendo apenas para a AIDS, e está relacionada à pobreza e às situações de vulnerabilidade social. No Brasil, o Programa Nacional de Controle da Tuberculose estabeleceu duas prioridades para o enfrentamento da doença: a ampliação do diagnóstico com implantação de nova tecnologia e o fortalecimento das ações de tuberculose na Atenção Básica. Esse nível assistencial de saúde e o Programa Saúde na Escola constituem estratégia de integração que favorece o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das ações de saúde. Relatar a experiência relacionada as ações do Programa Saúde na Escola sobre tuberculose em uma escola municipal de Currais Novos/RN. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca de ações educativas sobre tuberculose, realizada em uma escola municipal da cidade de Currais Novos /RN no mês de junho de 2018. A população do estudo foi constituída pelos alunos do 4° e 5º ano, com idades entre 9 e 13 anos, além dos docentes, profissionais de saúde e residentes do Programa de Residência em Atenção Básica da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As ações foram planejadas em três momentos, sendo o primeiro caracterizado pela explicação e metodologia da ação, o segundo a aplicação da dinâmica (dinâmica do pirulito e dinâmica da forca), utilização de materiais educativos e peças anatômicas e o terceiro momento a avaliação da ação. Participaram da ação 28 alunos, 02 docentes e 11 residentes do Programa de Residência em Atenção Básica. Os alunos mostraram interesse em relação ao tema. Todos participaram ativamente, fazendo perguntas pertinente ao assunto, prestando atenção e interagindo nas dinâmicas.   A ação de educação no Programa Saúde na Escola proporciona  conhecimento atrelado à prática. Os profissionais de saúde e residentes devem atuar como agentes educadores e os alunos como multiplicadores das informações repassadas durante os encontros, como forma de fomentar o que preconiza a Atenção Básica, ou seja, ações com base na promoção e proteção da saúde dos indivíduos, famílias e comunidades.

 



Palavras-chaves:  Atenção Básica, Educação em saúde, Tuberculose