CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE GENES DOS RECEPTORES OLFATÓRIOS (ORS) E PROTEÍNAS DE LIGAÇÃO A ODORANTES (OBPS) LIGADOS A ATRATIVIDADE ODORANTE EM Culex quinquefasciatus.
SUZANE ALVES DOS SANTOS1, ELISAMA HELVECIO1, ROSÂNGELA MARIA RODRIGUES BARBOSA1, TATIANY PATRÍCIA ROMÃO1, CONSTÂNCIA FLÁVIA JUNQUEIRA AYRES 1
1. IAM - Instituto Aggeu Magalhães - Fundação Oswaldo Cruz - Pernambuco
suzanealves_62@hotmail.com

A percepção olfativa nos insetos é essencial para sua sobrevivência e reprodução em diferentes situações ambientais. Aspectos individuais como a busca por abrigo, fonte de alimentação, cópula e comunicação em grupo, seja intraespecífico ou interespecífico, estão ligados à percepção olfativa. Os principais órgãos diretamente ligados à olfação nos insetos são as antenas. O presente estudo traz como objetivo investigar, em Culex quinquefasciatus , a expressão de genes de receptores olfatórios (ORs) e de proteínas de ligação a odorantes (OBPs) relacionados à atratividade odorante, já descritos na literatura para outras espécies de insetos. Foram utilizados cinco perfis amostrais de diferentes tecidos de C. quinquefasciatus em pools : 1- Antenas de fêmeas ; 2- Machos inteiros; 3- Larvas de 4º estádio (L4) inteiras; 4- Fêmeas sem cabeça; e 5- patas de fêmeas. Os primers para as reações de RT-PCR foram desenhados com base nas sequências de ORs e OBPs disponíveis no VectorBase. Os RNAs totais dos pools foram extraídos com trizol, seguindo as recomendações do fabricante. Foram avaliados 17 genes ao total, divididos em dois grupos, sendo 7 ORs e 10 OBPs. Dentre os genes avaliados, observou-se que no perfil de antenas de fêmeas, houve a detecção de todos os transcritos selecionados, dentre estes, 5 genes foram exclusivos (OR21, OR93, OBP16, OR64, OBP11). Já os demais 12 genes foram detectados de forma variável nos demais perfis analisados (OBP2, OR37, OR125, OBP23, OBP43, OBP10, OBP7, OR151, OBP3, OBP5, OBP46, OR121). Os resultados preliminares demonstram que dentro do repertório de genes olfatórios analisados, existe um grupo específico que se expressa exclusivamente nas antenas, tecido sensorial de grande importância na busca por fonte de alimentação, cópula e local para oviposição. A expressão específica dos genes OR21, OR93, OBP16, OR64, OBP11 neste tecido sensorial pode direcionar futuras investigações que visam associar estes genes com a busca preferencial por fontes alimentares nesta espécie.



Palavras-chaves:  Atratividade odorante, Culex quinquefasciatus, Genes olfatórios