IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA NO COMBATE À HANSENÍASE
NÍVEA ALANE DOS SANTOS MOURA 1, DAYANA CECÍLIA DE BRITO MARINHO1, EMERSON JOSÉ DE SOUZA SILVA1, GILSON NOGUEIRA FREITAS1, HEMELLY RAIALLY DE LIRA SILVA1, ISABELA LEMOS DA SILVA1, JULIANE CARINA DA SILVA ARAUJO1, KÁTIA CAROLA SANTOS SILVA1, LARISSA FARIAS BOTELHO1, MARCIELLE DOS SANTOS SANTANA1, MARIA MIKAELLY DE ANDRADE SILVA1, PATRÍCIA AYANNE DE OLIVEIRA SILVA1, RAQUEL DA SIVA CAVALCANTE1, SILVIA MARIA DE LUNA ALVES1, LARYSSA GRAZIELLE FEITOSA LOPES1
1. UFPE/CAV - Universidade Federal de Pernambuco/Centro Acadêmico de Vitória - CAV/UFPE, 2. FAINTVISA - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão
nivealane@hotmail.com

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela Mycobacterium leprae , afeta tecidos e nervos periféricos, os principais sintomas são manchas, pápulas e nódulos brancos, vermelhos ou marrons com perda da sensibilidade. Apresenta imbróglio negligenciamento por diversas esferas. O Brasil é o segundo país com maior incidência de hanseníase no mundo com 25.218 casos novos registrados em 2016, com registro de 12/100 mil habitantes infectados. As deformidades ocasionadas pela infecção são possíveis indicativos de diagnóstico e tratamento tardios. A educação em saúde promovida pela Atenção Primária é uma estratégias de promoção e prevenção da saúde e possui solidez para maior disseminação do tema e conhecimento horizontalizado a cerca do tendente problema de saúde pública vigente. O objetivo deste trabalho foi revisar na literatura a eficácia das ações de educação em saúde na escola para o enfrentamento da hanseníase. Trata-se um estudo descrito, do tipo revisão de literatura. Foi feita a busca dos descritores Hanseníase e saúde escolar nas bases de dados Scielo e Lilacs, com achado de 45 artigos e teses entre 2008 e 2018, após filtragem selecionou-se 11, incluídos aqules que responderam a pergunta nortedora: ‘Importância de ações de educação em saúde na escola sobre a hanseníase?’, e excluídos os que não responderam a mesma. Ao analisar os estudos, detectou-se as ações do PSE estão sendo direcionadas para professores e alunos menores de 15 anos. Os mesmos antes das intervenções apresentavam conhecimento deficitário sobre a hanseníase, sua transmissão e complicações, sendo comum o relato de preconceito e isolamento dos portadores dessa infecção. Quanto ao uso dos formulários de autoimagem receberam feedback positivo de detecção de novos casos e de casos já existentes desconhecidos da Atenção Primária. A hanseníase atinge todas as idades, no entanto o foco das ações em crianças e adolescentes auxiliam na identificação perfil epidemiológico atual, devido a detecção de novos casos contraídos recentemente e tentativo de interrupção da cadeia de transmissibilidade. Notou-se que escola é um espaço importante para a detecção e prevenção da hanseníase e agravos, visto que os indivíduos deste ambiente são importantes disseminadores de informações, alertando para a sociedade os problemas decorrentes da hanseníase. Logo, faz-se necessário intensificar as ações com os professores para que junto com os profissionais de saúde sejam promotores de saúde.



Palavras-chaves:  Atenção Primária à Saúde, Hanseníase, Serviços de Saúde Escolar, Vulnerabilidade social