A RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDUÇÃO DAS IMPLICAÇÕES EMOCIONAIS EM PACIENTES COM TUBERCULOSE: REVISÃO SISTEMÁTICA.
KATHIA RAYANE DOS SANTOS LIMA1, EMERSON JOSÉ DE SOUZA SILVA 1, MARIA STELLA AMORIM DE LIMA1
1. FAINTVISA - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão
krayanne@bol.com.br

Introdução: A Tuberculose (TB) constitui-se em doença infectocontagiosa, de evolução crônica, que continua sendo um relevante problema de saúde pública, processo relacionado à não adesão ou ao abandono do tratamento. O conhecimento insatisfatório, o medo da morte e o estigma social provocado pela doença são fatores que geram um impacto emocional negativo contribuindo para a descontinuidade da terapia, problemática que deveria ser trabalhada por meio de processos promocionais de saúde desenvolvidos pelas equipes de saúde em todos os seus segmentos. Objetivo: Analisar a relação da educação em saúde com o impacto emocional gerado pelo diagnóstico e tratamento da tuberculose. Métodos: Tratou-se de revisão sistemática, de caráter qualitativo, sendo utilizadas as seguintes questões norteadoras: Quais os fatores que impactam, do ponto de vista emocional, nos pacientes diagnosticados com TB? Qual o papel da educação em saúde na redução desses fatores? A pesquisa foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), durante o mês de junho de 2018 por meio dos descritores: Educação em Saúde, Tuberculose, utilizando o operador booleano AND. Foram adotados como critérios de inclusão: artigos completos disponíveis eletronicamente, publicados no idioma português nos últimos 5 anos. Foram encontrados 48 artigos e, após leitura seletiva e exploratória, excluídos 36 por não estarem de acordo com a temática de estudo, restando 12 artigos que compuseram a amostra. Resultados e discussão: Percebeu-se que o recebimento do diagnóstico de tuberculose, bem como os impactos de seu tratamento, associa-se à instabilidade emocional dos pacientes. A ausência de orientação acerca dos efeitos colaterais do tratamento, da estigmatização da doença e sobre o preconceito social relacionado à patologia são aspectos relevantes que impactam negativamente no transcurso do tratamento e na qualidade de vida dos indivíduos. As práticas promocionais de saúde apresentam relevante contribuição na redução desse impacto. Conclusão: O conhecimento limitado dos pacientes deve subsidiar o trabalho educativo dos educadores em saúde, abrangendo dessa maneira a equipe de enfermagem. Torna-se relevante valorizar os saberes e entender o conhecimento como um processo de construção coletiva, no sentido de investir em mais atividades que levem o paciente a entender a doença e o seu tratamento e assim obter a sua adesão, diminuindo assim o impacto emocional negativo.



Palavras-chaves:  : Educação em Saúde, pneumologia sanitária, Tuberculose