COMPARAÇÃO ENTRE MÉTODOS DE DIAGNÓSTICO DE ESTRUTURAS PARASITÁRIAS EM AMOSTRAS DE AREIAS EM SALINAS, MINAS GERAIS
ÉLLEN ARAÚJO DE DEUS 1, ELLEM CRISTINA GOMES DAMASCENA1, FERNANDO GOMES SILVA1, JOÃO PAULO SOARES ALVES1, ANTÔNIO VICTOR VELOSO RAMOS1, JÉSSICA LEAL DA SILVA1, VANESSA PAULINO DA CRUZ VIEIRA1
1. IFNMG - Discentes do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Salinas. , 2. IFNMG - Docente dos cursos de Medicina Veterinária e Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG - Campus Salinas, MG, Brasil.
ellen.araujod7@gmail.com

As geoparasitoses são doenças parasitárias intestinais de grande importância na Saúde Pública e Veterinária devido excreção fecal de animais parasitados no meio ambiente e seu potencial zoonótico. O presente estudo foi realizado com o objetivo de comparar três métodos de diagnóstico de estruturas parasitárias em amostras de areia no município de Salinas, norte de Minas Gerais. Foram coletadas em pontos aleatórios do município, 25 amostras de areia onde cães e gatos transitavam livremente, havendo presença fecal destes animais nesses locais. Para a coleta, foi estabelecido um quadrante de 1 metro em cada lateral, determinada pela existência de fezes, coletando 10g do solo em 5 pontos do quadrante incluindo o centro, fazendo uma raspagem de 5 cm na superfície, totalizando 50g de amostra. Este procedimento repetiu-se até atingir as 25 amostras, que foram acondicionadas em sacos plásticos identificados, colocados em caixas de isopor com gelo e encaminhadas ao Laboratório de Parasitologia Veterinária (LPV) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Salinas. Para a recuperação das estruturas parasitárias, foram realizados três métodos de diagnóstico: centrífugo-flutuação em solução saturada de cloreto de sódio; centrífugo-flutuação em solução saturada de Sheather e centrifugo-sedimentação (Blagg modificado) com amostras de 6g. As amostras foram avaliadas em microscópio óptico nas objetivas de 10X e 40X.  Os resultados obtidos foram calculados em percentual, por meio de proporção simples. Nos três métodos foi observado um percentual de 44% (11/25) de amostras positivas para diferentes estruturas parasitárias, onde 81,8% (9/11) foram para ovos de ascarídeos e 18,2% (2/11) para ovos de ancilostomídeos e oocisto de protozoários . O método que apresentou maior sensibilidade na recuperação de estruturas parasitárias foi o centrífugo-flutuação em solução saturada cloreto de sódio com um percentual de 24% (6/25) amostras positivas, enquanto o de centrífugo-sedimentação e centrífugo-flutuação em solução saturada de açúcar revelaram um percentual de 20% (5/25) e 4% (1/25) de amostras positivas, respectivamente. Somente o método de centrífugo-flutuação em solução aturada de cloreto de sódio diagnosticou oocistos de protozoários. Conclui-se assim que o método de centrífugo-flutuação em solução saturada de cloreto de sódio foi considerado o mais sensível na recuperação de estruturas parasitárias em amostras de areia do município de Salinas, Minas Gerais.



Palavras-chaves:  geoparasitos, helmintos, parasitos, protozoários, zoonose