PLANTAS MEDICINAIS UTILIZADAS POR ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. |
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda aos órgãos públicos de cada país, que façam o levantamento das plantas utilizadas na medicina tradicional no âmbito regional, identificando-as botanicamente e estimulando seu uso. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, aprovada através do decreto nº 5.813, de 22 de junho de 2006, considera a utilização das plantas medicinais como uma estratégia para geração de emprego e renda, uso sustentável da biodiversidade brasileira, avanço tecnológico e melhoria da atenção à saúde da população brasileira. O presente estudo objetivou diagnosticar e sistematizar o conhecimento de acadêmicos de ciências biológicas sobre as espécies com potencial medicinal. A obtenção dos dados foi possível por meio de questionários semi estruturados apresentados a 60 alunos do curso de graduação de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, campus Salinas. A maioria dos entrevistados era do sexo feminino (68,3%) e utilizam as plantas medicinais apenas quando ficam doentes (72%). As espécies mais utilizadas pelos acadêmicos e suas respectivas famílias foram, o alho ( Allium sativum L) e a erva cidreira ( Lippia alba ). Os sintomas mais frequentemente tratados foram dor de garganta e tosse. Cabe ressaltar que as doenças crônicas estão presentes na grande maioria das famílias, as mais citadas foram hipertensão e diabetes. A maioria dos entrevistados utiliza as plantas medicinais por via oral na forma de chás. A parte da planta mais utilizada foi a folha e o conhecimento obtido por meio dos pais e avós. Os alunos afirmaram utilizar plantas medicinais por serem mais baratas (33%) e por serem naturais (30%). Sendo que 86,67% dos graduandos realizam cultivo de plantas medicinais em suas residências. Percebe-se que o cultivo beneficia diretamente a qualidade de vida das famílias, facilitando o acesso ao fitoterápico e diminuindo as despesas no tratamento de enfermidades . Os dados demonstram um significativo conhecimento sobre uso das plantas. Neste sentido o ambiente escolar torna-se um local propício para a realização de pesquisas fornecendo subsídios para a implantação de programas que integrem o conhecimento popular com o saber científico. |