TEATRO COMO METODOLOGIA LÚDICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
LARISSA ALEXSANDRA FÉLIX1, MIRIAN PREVELATO DE ANDRADE1, NATÁLIA CIDRINE1, PAULA MACIEL ARRUDA1, RAQUEL LUIZA SCOPELLI DOS SANTOS1, RAFAEL ITIDA1, TAMARA SANTIAGO1, THIAGO GALLO BIZARI1, WINNI ALVES LADEIA1, ALINE TICIANI PEREIRA PASCHOAL 1, SIMONE CRISTINE SEMPREBOM1, REGINA MITSUKA-BREGANÓ 1
1. UEL - Universidade Estadual de Londrina
alineticiani_3@hotmail.com

O projeto de extensão Parasitas Intestinais Inimigos Ocultos (PIIO), desenvolvido por discentes e docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem o objetivo de ensinar as formas de prevenção das principais parasitoses intestinais às crianças das escolas do município de Londrina, por meio de um teatro simples, cômico e educativo, deste modo a educação em saúde é aplicada de uma forma mais efetiva que a metodologia tradicional. A peça é constituída de várias situações cotidianas, onde hábitos incorretos de higiene são apresentados, os personagens cientista e palhaço têm a liberdade de pausar, explicar e corrigir cada cena, dando enfoque às medidas de prevenção contra parasitoses intestinais. Após a correção, a cena volta ao início e é apresentada da maneira correta. Nos anos de 2015 a 2018, o projeto foi extendido para orfanatos e feiras da saúde, esta última, em conjunto com o Programa de Educação para o Trabalho (PET/GraduaSUS). Levar o projeto para esses ambientes permitiu observar a desinformação quanto aos métodos de prevenção. A mensagem do teatro foi melhor aproveitada pelas crianças até dez anos de idade, o público alvo do projeto, enquanto nos orfanatos, o teatro não foi bem recebido, por ter crianças mais velhas. A experiência nas feiras da saúde foi diferente das outras duas situações, a divergência na idade não foi prejudicial, pelo contrário, havia muitos adultos, idosos, universitários e pessoas da área da saúde, além das crianças, todos receberam muito bem o projeto e reconheceram a importância dos projetos de extensão e da educação em saúde, principalmente para as crianças. Além disso, pode-se verificar a assimilação das informações pelas crianças, uma vez que as mesmas foram capazes de corrigir todas as cenas que continham hábitos higiênico-sanitários inadequados. Desta forma, o projeto demonstrou ser de grande importância na disseminação da educação em saúde, ao ensinar os métodos de prevenção de forma lúdica, prática e objetiva às crianças.



Palavras-chaves:  extensão, parasitoses intestinais, prevenção, saúde, PIIO