TEATRO COMO METODOLOGIA LÚDICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
O projeto de extensão Parasitas Intestinais Inimigos Ocultos (PIIO), desenvolvido por discentes e docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), tem o objetivo de ensinar as formas de prevenção das principais parasitoses intestinais às crianças das escolas do município de Londrina, por meio de um teatro simples, cômico e educativo, deste modo a educação em saúde é aplicada de uma forma mais efetiva que a metodologia tradicional. A peça é constituída de várias situações cotidianas, onde hábitos incorretos de higiene são apresentados, os personagens cientista e palhaço têm a liberdade de pausar, explicar e corrigir cada cena, dando enfoque às medidas de prevenção contra parasitoses intestinais. Após a correção, a cena volta ao início e é apresentada da maneira correta. Nos anos de 2015 a 2018, o projeto foi extendido para orfanatos e feiras da saúde, esta última, em conjunto com o Programa de Educação para o Trabalho (PET/GraduaSUS). Levar o projeto para esses ambientes permitiu observar a desinformação quanto aos métodos de prevenção. A mensagem do teatro foi melhor aproveitada pelas crianças até dez anos de idade, o público alvo do projeto, enquanto nos orfanatos, o teatro não foi bem recebido, por ter crianças mais velhas. A experiência nas feiras da saúde foi diferente das outras duas situações, a divergência na idade não foi prejudicial, pelo contrário, havia muitos adultos, idosos, universitários e pessoas da área da saúde, além das crianças, todos receberam muito bem o projeto e reconheceram a importância dos projetos de extensão e da educação em saúde, principalmente para as crianças. Além disso, pode-se verificar a assimilação das informações pelas crianças, uma vez que as mesmas foram capazes de corrigir todas as cenas que continham hábitos higiênico-sanitários inadequados. Desta forma, o projeto demonstrou ser de grande importância na disseminação da educação em saúde, ao ensinar os métodos de prevenção de forma lúdica, prática e objetiva às crianças. |