SOROPREVALÊNCIA DE ANTI-Trypanosoma cruzi EM DOADORES DE SANGUE DO CENTRO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DO CEARÁ (HEMOCE) NOS ANO DE 2016.
DARLENE MAIA DE OLIVEIRA CARNEIRO1, LUANA NOBRE LIMA1, ALANNA CARLA DA COSTA1, FRANCISCA MYLENA MELGAÇO NUNES1, ALBERTO NOVAES RAMOS JR1, ZIRLANE CASTELO BRANCO COELHO1, ANA RAQUEL PEREIRA LIMA1, FRANCISCO AUCÉLIO ALVES MARINHO JUNIOR1, JULIETH MESQUITA LACERDA1, MARIA DE FÁTIMA OLIVEIRA1
1. UFC - Universidade Federal do Ceará
Luana.Ce18@yahoo.com.br

A doença de Chagas (DC) é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e endêmica em vários países da América Latina. No Brasil, devido à transmissão vetorial domiciliar ocorrida no passado e hoje controlada, predominam os casos crônicos. A transfusão sanguínea tem adquirido enorme relevância na epidemiologia da doença, assumindo o papel de principal via de transmissão nos países não endêmicos, onde a triagem para T. cruzi ainda não é realizada. O objetivo deste trabalho foi determinar prevalência de doença de Chagas nos doadores de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do estado do Ceará (HEMOCE). Trata-se um de estudo retrospectivo descritivo, realizado a partir de dados registrados no sistema informatizado do (HEMOCE) do período de janeiro a dezembro de 2016. O HEMOCE recebeu no ano de 2016, 149.738 candidatos à doação de sangue, destes, 26,10% (39.119) candidatos foram reprovados na triagem clínica, restando 110.619 candidatos que foram submetidos à análise sorológica e destes, 167 foram reagentes para o Trypanosoma cruzi, representando uma prevalência de 0,15% para o Ceará no período estudado. Dos 167 doadores com sorologia alterada para Chagas, 89 (53,3%) foram doadores de primeira vez, destes, 62 (69,7%) foram positivos e 27 (30,3%) inconclusivos. Os doadores de repetição foram 78 (46,7%), destes, 33 (42,3%) foram positivos e 45 (57,7%) inconclusivo. Através deste estudo, os achados nos permitem concluir que a prevalência da doença de Chagas entre os doadores de sangue do Hemoce no ano de 2016 foi baixa, representada principalmente por doadores de primeira vez e com um elevado número de testes inconclusivos para a doença de Chagas, principalmente nos doadores de repetição.



Palavras-chaves:  Doença de Chagas, Trypanosoma cruzi, doadores de sangue