ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA REABILITAÇÃO DE UM PACIENTE INTERNADO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS INFECCIOSAS NO CEARÁ.
LUÍS PEREIRA DA SILVA NETO1,2, ANA RAVENNA SALES SOARES1,2, JESSICA KAREN DE OLIVEIRA MAIA1,2, ANTÔNIO JOSÉ LIMA DE ARAÚJO JÚNIOR1,2, RENATA LAIS DA SILVA NASCIMENTO MAIA1,2, INGRID DA SILVA MENDONÇA1,2
1. HSJ - Hospital São José, 2. ESP-CE - Escola de Saúde Pública do Ceará
luisneto33@gmail.com

A interdisciplinaridade é promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), a fim de promover um processo formativo com imersão dos residentes em seu cenário de prática, divididos em equipes multiprofissionais facilitando o compartilhamento de saberes e gerando o cuidado de modo integral. Objetivou-se relatar a experiência da atuação de uma equipe multiprofissional de residentes em Infectologia no atendimento a um paciente acometido por múltiplas infecções. Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, baseado na vivência de equipe de residência multiprofissional no cuidado a um paciente internado com múltiplas infecções, realizado no período de abril à julho de 2018. A equipe de residentes era composta por enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e nutricionista. O cenário de estudo foi um hospital de referência em doenças infecciosas no estado do Ceará. O atendimento compartilhado partiu da visita de rotina a um paciente diagnosticado com meningite bacteriana por Listeria, tuberculose pulmonar, colonização por enterococos resistente a vancomicina e Klebisiella pneumoniae carbapenemase, que culminou na evolução para insuficiência respiratória. Com a identificação da necessidade de um atendimento interdisciplinar, a enfermagem em conjunto com fisioterapia realizou procedimentos de aspiração de vias aéreas, reabilitação motora, escuta e, através desses cuidados, identificou-se necessidade de acompanhamento da psicologia, devido à tristeza pela ausência do filho. A assistência social solicitou presença do filho. Realizamos atendimento interdisciplinares. Diante disso, destacamos a importância de visualizar esse paciente holisticamente, ou seja, não destacar apenas os diagnósticos mas sim analisar a singularidade do ser, sua parte física, psicológica, social e espiritual. Foram realizados atendimentos individuais, em grupo e discussão do caso. Através disso foi possível que os profissionais tivessem a compreensão do sujeito em sua totalidade, possibilitando uma assistência integral para as especificidades da pessoa. Conclui-se que a experiência exitosa de vivenciar os processos de saúde, compartilhando o cuidado e experiências, contribui para melhorar a atuação no SUS. A interação interprofissional e interdisciplinar potencializou a troca de saberes gerando a ampliação do cuidado ao paciente, tendo em vista que a formação profissional influencia positivamente na integralidade da atenção à saúde e geração de cuidado.



Palavras-chaves:  Práticas Interdisciplinares, Cuidado, Tuberculose