ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA REABILITAÇÃO DE UM PACIENTE INTERNADO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM DOENÇAS INFECCIOSAS NO CEARÁ. |
A interdisciplinaridade é promovida pela Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS-ESP/CE), a fim de promover um processo formativo com imersão dos residentes em seu cenário de prática, divididos em equipes multiprofissionais facilitando o compartilhamento de saberes e gerando o cuidado de modo integral. Objetivou-se relatar a experiência da atuação de uma equipe multiprofissional de residentes em Infectologia no atendimento a um paciente acometido por múltiplas infecções. Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência, baseado na vivência de equipe de residência multiprofissional no cuidado a um paciente internado com múltiplas infecções, realizado no período de abril à julho de 2018. A equipe de residentes era composta por enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e nutricionista. O cenário de estudo foi um hospital de referência em doenças infecciosas no estado do Ceará. O atendimento compartilhado partiu da visita de rotina a um paciente diagnosticado com meningite bacteriana por Listeria, tuberculose pulmonar, colonização por enterococos resistente a vancomicina e Klebisiella pneumoniae carbapenemase, que culminou na evolução para insuficiência respiratória. Com a identificação da necessidade de um atendimento interdisciplinar, a enfermagem em conjunto com fisioterapia realizou procedimentos de aspiração de vias aéreas, reabilitação motora, escuta e, através desses cuidados, identificou-se necessidade de acompanhamento da psicologia, devido à tristeza pela ausência do filho. A assistência social solicitou presença do filho. Realizamos atendimento interdisciplinares. Diante disso, destacamos a importância de visualizar esse paciente holisticamente, ou seja, não destacar apenas os diagnósticos mas sim analisar a singularidade do ser, sua parte física, psicológica, social e espiritual. Foram realizados atendimentos individuais, em grupo e discussão do caso. Através disso foi possível que os profissionais tivessem a compreensão do sujeito em sua totalidade, possibilitando uma assistência integral para as especificidades da pessoa. Conclui-se que a experiência exitosa de vivenciar os processos de saúde, compartilhando o cuidado e experiências, contribui para melhorar a atuação no SUS. A interação interprofissional e interdisciplinar potencializou a troca de saberes gerando a ampliação do cuidado ao paciente, tendo em vista que a formação profissional influencia positivamente na integralidade da atenção à saúde e geração de cuidado. |