RELATO DE EXPERIÊNCIAS: PROJETO PARASITOSES NA INFÂNCIA |
As parasitoses são doenças de extrema relevância na saúde pública, estando diretamente relacionadas à falta de saneamento básico, nas quais crianças e idosos são os mais atingidos devido à tendência de fragilidade do sistema imune. Atividades educativas sobre a importância de hábitos de higiene, características das doenças, formas de contágio e controle são aliadas na prevenção. Devido à relevância do tema, docentes e discentes de diversas áreas como Agronomia, Biologia, Enfermagem, Pedagogia, Farmácia e Medicina Veterinária em parceria com o laboratório de Microbiologia Veterinária da UNIPAMPA, desenvolveram um projeto de extensão com o objetivo de informar alunos de escolas de Uruguaiana – RS, acerca das parasitoses mais relevantes na região oeste do Rio Grande do Sul. Durante os anos de 2016 e 2017, foram desenvolvidas atividades sobre as parasitoses ascaridíase, giardíase, leishmaniose e toxoplasmose. Promoveram-se encontros nas turmas da etapa final da educação infantil (5 e 6 anos) e do quarto e quinto ano do ensino fundamental (9 a 11 anos), de três escolas municipais, com atividades para 56 alunos. As metodologias utilizadas foram adaptadas às faixas etárias trabalhadas. No grupo infantil variaram entre atividades lúdicas, jogos didáticos, pinturas e vídeos, já no grupo jovem foram realizadas palestras educativas e aplicação de questionário em dois momentos (antes e após as apresentações). Apesar de que muitos alunos não tivessem uma base educacional sobre as parasitoses citadas, notou-se que houve associação entre os conhecimentos prévios e os obtidos após as atividades. Desta forma, os assuntos abordados foram importantes para a concretização dos conhecimentos prévios e disseminação não apenas no âmbito escolar, mas também familiar, englobando assim a sociedade como um todo. Através da realização deste projeto, percebe-se que é possível desenvolver atividades com enfoque na prevenção de doenças e promoção da saúde independente das diferentes faixas etárias, desde que os temas abordados estejam adaptados à realidade da comunidade. No ano de 2018, o projeto irá prosseguir com o objetivo de auxiliar na abordagem desses temas entre pais e mestres destes alunos, sempre adaptando a forma de tratar do assunto de acordo com o público trabalhado, aplicando questionários e tirando as principais dúvidas. |