RELATO DE EXPERIÊNCIAS: PROJETO PARASITOSES NA INFÂNCIA
TAIANE ACUNHA ESCOBAR 1, THÁLIA PACHECO DOS SANTOS 1, FERNANDA BERTOLO BASTIAN1, ARIELI GOULART BARBOSA1, TAISE ACUNHA ESCOBAR1, LEONARDO TRENTIM CHAVES1, KARINA BRACCINI PEREIRA 1, IRINA LÜBECK 1
1. UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, 2. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
taianeescobar@hotmail.com

As parasitoses são doenças de extrema relevância na saúde pública, estando diretamente relacionadas à falta de saneamento básico, nas quais crianças e idosos são os mais atingidos devido à tendência de fragilidade do sistema imune. Atividades educativas sobre a importância de hábitos de higiene, características das doenças, formas de contágio e controle são aliadas na prevenção. Devido à relevância do tema, docentes e discentes de diversas áreas como Agronomia, Biologia, Enfermagem, Pedagogia, Farmácia e Medicina Veterinária em parceria com o laboratório de Microbiologia Veterinária da UNIPAMPA, desenvolveram um projeto de extensão com o objetivo de informar alunos de escolas de Uruguaiana – RS, acerca das parasitoses mais relevantes na região oeste do Rio Grande do Sul. Durante os anos de 2016 e 2017, foram desenvolvidas atividades sobre as parasitoses ascaridíase, giardíase, leishmaniose e toxoplasmose. Promoveram-se encontros nas turmas da etapa final da educação infantil (5 e 6 anos) e do quarto e quinto ano do ensino fundamental (9 a 11 anos), de três escolas municipais, com atividades para 56 alunos. As metodologias utilizadas foram adaptadas às faixas etárias trabalhadas. No grupo infantil variaram entre atividades lúdicas, jogos didáticos, pinturas e vídeos, já no grupo jovem foram realizadas palestras educativas e aplicação de questionário em dois momentos (antes e após as apresentações). Apesar de que muitos alunos não tivessem uma base educacional sobre as parasitoses citadas, notou-se que houve associação entre os conhecimentos prévios e os obtidos após as atividades. Desta forma, os assuntos abordados foram importantes para a concretização dos conhecimentos prévios e disseminação não apenas no âmbito escolar, mas também familiar, englobando assim a sociedade como um todo. Através da realização deste projeto, percebe-se que é possível desenvolver atividades com enfoque na prevenção de doenças e promoção da saúde independente das diferentes faixas etárias, desde que os temas abordados estejam adaptados à realidade da comunidade. No ano de 2018, o projeto irá prosseguir com o objetivo de auxiliar na abordagem desses temas entre pais e mestres destes alunos, sempre adaptando a forma de tratar do assunto de acordo com o público trabalhado, aplicando questionários e tirando as principais dúvidas.



Palavras-chaves:  Doenças Parasitárias, Educação , Saúde pública