ATIVIDADES EDUCATIVAS EM MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA NO MUNICÍPIO DE CABACEIRAS- PB
ELIDIANE DOS SANTOS CIRILO 1, BRUNO FERNANDES MEDEIROS1, CLARA VIRGINIA BATISTA VASCONCELOS ALVES1, EMILLY MARIA DE LIMA OLIVEIRA1, EDNA SORAIA CHAVES DA SILVA1, GABRIELA SOARES BARBOSA1, GABRIEL RODRIGUES DE MEDEIROS1, HEMMELLY MORAIS MENDES BARROS1, JONAS DOS SANTOS SILVA1, MARINA SOUSA PINHEIRO MOTA1, RAFAEL LOPES BARÃO1, RENALLE CAVALCANTE ARAGÃO DE CARVALHO1, RENALLY D ANGELIS CAVALCANTI DA SILVA1, RENATO MOTA LEAL1, RICARDO DA SILVA GOMES1, ROBERTA DE BRITO GOMES1, RUBEILSON DOS SANTOS SILVA1, UIRAÍ CIRIACO GOMES1, VIVIANNY MATIAS NOGUEIRA1, DANILA BARREIRO CAMPOS1
1. UFPB - Universidade Federal da Paraíba
elidianesantosmedvet@gmail.com

A conscientização acerca das principais zoonoses para a saúde pública contribui para o conhecimento e auxilia a comunidade na construção de cidadãos capazes de conviver harmonicamente com os animais. Através desse trabalho objetivou-se desenvolver atividades educativas que abordem temas relacionados às atividades do médico veterinário, aos cuidados básicos com os animais, à guarda responsável, à alimentação, ao bem-estar animal e às zoonoses. Para tanto, foi desenvolvida uma intervenção no dia 15 de Maio de 2018, junto a Escola Municipal do Ensino Fundamental Inácio Gomes, localizada no Distrito de Ribeira, zona rural do município de Cabaceiras-PB. A atividade foi realizada no período da manhã e atendeu 64 alunos, estudantes da Educação infantil ao 5ª ano, com idades de 3 a 14 anos. Foram realizadas atividades lúdicas como tetro de fantoches, peças, brincadeiras, e palestras relacionadas as zoonoses e guarda responsável. Para avaliação da atividade junto aos estudantes, aplicou-se anteriormente um questionário elaborado junto à assistência psicossocial, abordando os temas trabalhados, repetindo-o 15 dias após a intervenção. A análise dos questionários, anteriores a intervenção demostrou que 83% dos estudantes possuía animais, 45% sabiam que os animais podem transmitir doenças ao homem, 59% relataram alimentar os animais apenas com comida caseira e 25% acrescentavam ração. Notou-se que apenas 19% das crianças citaram o atendimento veterinário como meio de tratamento para os animais doentes, uma realidade que mudou após a intervenção, onde 81% citaram o atendimento veterinário. Quando questionados sobre se "é certo ou errado abandonar os animais nas ruas e maltratá-los", 38% das crianças não souberam responder anteriormente a intervenção, enquanto após a intervenção, 100% das respostas foi que era errado . Após a intervenção, surgiu o atendimento veterinário com 80% das respostas para fatores de manutenção da saúde animal. A análise dos resultados permitiu avaliar que com apenas uma intervenção houve um ótimo aproveitamento e compreensão do conteúdo abordado pelos estudantes e essa realidade mudará a saúde animal e humana na comunidade envolvida. Além de compreenderem também o papel do médico veterinário, incluindo-o como importante para a sua saúde e saúde de seus animais.



Palavras-chaves:  Animas, Atividades lúdicas, Zoonoses