RECURSOS EDUCATIVOS PARA MINIMIZAÇÃO DE INFECÇÃO POR ESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
GISÉLIA SANTOS DE SOUZA 1, LARISSA SUZANA DE MEDEIROS SILVA1, CAROLAYNE RODRIGUES GAMA1, RAÍSSA FERNANDA EVANGELISTA PIRES DOS SANTOS1, ALESSANDRA NASCIMENTO PONTES1, NATHÁLIA LIMA DA SILVA1, LORENA SOPHIA CADETE DE ALMEIDA LEMOS VILELA1, MARIANA GOMES DE OLIVEIRA1, THYCIA MARIA GAMA CERQUEIRA1, LUANA CARLA GONÇALVES BRANDÃO SANTOS1, BÁRBARA MELO VASCONCELOS1, KAROL BIANCA ALVES NUNES FERREIRA1
1. CESMAC - Centro Universitário Cesmac, 2. FAL - Faculdade Estácio de Alagoas
GISELIA.SANTOS.SANTOS@GMAIL.COM

A esquistossomose mansônica é conhecida popularmente como xistossomose, xistosa, “doença do caramujo” ou “barriga d’água”. No Brasil o parasita Schistosoma mansoni , é que determina a infecção (BRASIL 2014). Grande parte da população acometida reside em áreas endêmicas, relacionadas com precárias condições de higiene e inadequados recursos sanitários, estando essa endemia associada à pobreza e ao baixo desenvolvimento econômico (SILVA et al., 2010).  O presente estudo tem por objetivo descrever estratégias de educação em saúde descritas nas literatura cientifica disponível aos pacientes em risco de infecção de Esquistossomose Mansônica. Trata-se de um estudo descritivo, com adoção do método de revisão integrativa de literatura. Foram coletados artigos descritos na literatura científica brasileira, indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS): LILACS, MEDLINE e BDENF – Enfermagem, e a base Scielo. Sendo utilizados os descritores: Esquistossomose, Educação em Saúde e Doenças Parasitárias, aplicando o operador booleano “AND”. Foram incluídos artigos publicados entre 2013 a 2018, no idioma português e disponíveis na íntegra. Desta forma, a amostra final foi composta por 4 artigos. De acordo com amostra selecionada, pode-se observar e refletir sobre a importância da educação em saúde, principalmente em povoados com maiores dificuldades de acesso aos serviços de saúde e regiões endêmicas. A realização de salas de espera nas Unidades Básica de Saúde, palestras sobre formas de prevenção, sinais e sintomas, tratamento, disponibilizando-se de ferramentas dinâmicas e ilustrativas, são estratégias que são referenciadas na amostra selecionada. Assim, ao sair da unidade, os usuários se transformam em multiplicadores dentro de suas comunidade, e dessa forma contribuem para redução deste agravo. Na consulta de enfermagem, o enfermeiro precisa estar atento a todas as manifestações clínicas dessa doença, e fazer um exame minucioso com os pacientes, para que, não haja agravamento subsequente deste quadro. Além de ser um ótimo momento para educar, com o olhar individualizado.O enfermeiro que atua na Estratégia de Saúde da Família se apresenta como elo importante nessa cadeia de transmissão, intervindo com medidas educativas de prevenção e promoção da saúde, visto que pode proporcionar momentos de educação em saúde e assistência aos que apresentam necessidade dessas intervenções, in loco , por meio de visitas domiciliares.



Palavras-chaves:  Esquistossomose, Educação em Saúde, Doenças Parasitárias.